sábado, 15 de janeiro de 2011

Voltaire não conheceu Monte Verde, mas seu vinho preferido sim.

Meninas e meninos,
Para dar continuidade ao que vivenciei quando da minha ida ao distrito de Monte Verde, MG, mencionei ter visto na Loja Alpina, além de belíssimos pratos pintados à mão por uma seleta coletividade de senhoras Húngaras, que, diga-se de passagem, pela idade avançada da maioria delas, e por não ter seguidores de sua arte, estão fadados à não mais serem admirados.
Quanto à gastronomia já mencionei que Monte Verde está mais para “rodízio de fondue”, do que para pratos mais típicos, com raras exceções.
Quanto ao serviço, tanto no que se refere à gastronomia, quanto ao de vinhos, quando há vinhos, também não é um primor, mas estão todos interessados em progredir nestes quesitos, o que já é uma boa indicação.
Mas voltando à Alpina, comentei que lá havia vinhos Húngaros, e até um belo exemplar de Tokaji ou Tokay Aszú 3 Puttonyos.
Mas como apareceu este vinho o Tokaji?
Como em muitos outros casos vinícolas, foi o acaso!
Em meados do século XVII por causa de uma das inúmeras invasões turcas, os húngaros foram obrigados a abandonar seus trabalhos para defender sua pátria e assim, quando os camponeses voltaram para suas lavouras no final do outono, encontraram as uvas totalmente murchas e cobertas de mofo.
Szepsi Lazckó, um padre, sempre eles, pois detinham os conhecimentos de vinificação, não desanimou, e colheu as uvas mofadas e espremeu-as obtendo um pouco de mosto que logo se transformou em um vinho que o surpreendeu pela riqueza de aromas e seu extraordinário sabor. Lazckó resolveu então adicionar o vinho normal da safra anterior ao néctar recém vinificado dando assim origem a esta lenda viva que é o Tokaji.
O mofo é a famosa Botrytis cinérea, que perfura as cascas das uvas, se alimenta do ácido tartárico, sem deixar entra o ar, fazendo com que elas percam água, secandos-as em “passas”, concentrando seus açúcares.
Esta quantidade de mosto atacado pela Botrytis é o Aszú.
Esta quantidade de mosto será acrescentada ao vinho obtido de uvas sãs, e eis o que entra em cena o Puttonyo.
O PUTTONY é o recipiente que é tradicionalmente usado para colher as uvas e possui uma capacidade de aproximadamente 25 quilos de uva. A vinificação é realizada em barris de 136 litros e os números que aparecem nas etiquetas das garrafas, 3 puttonyos, 4 puttunyos, 5 puttonyos etc. indicam quanta pasta Aszú foi adicionada ao vinho branco
Podemos imaginar que quanto mais Puttonyos, mais açúcar residual e mais caro e raro será o Tokaji Aszú.
Outra explicação é sobre o Tokaji Ezsencia, que é aquele que é fermentado exclusivamente com o suco que vaza do fundo dos Puttonyos, por causa do peso das uvas de cima, e claro todas atacadas pelo fungo.
É a glória e atribui-se a Voltaire o título ostentado pelo Tokaji-"Rei dos Vinhos, Vinho dos Reis"
3-puttonyos- 60g/l

4-puttonyos - 90g/l
5-puttonyos- 120g/l
6-puttontios- 180g/l
Aszú Eszencia-240g/l
Eszencia de 500g/l a 700g/l
Loja Alpina
http://www.alpinamonteverde.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Confraria2panas disse...

Este ainda consigo provar um dia...
a única chance que tive foi na Decanter Wine Show, mas qdo fui ao local onde estava sendo servido, já tinha fechado. Fui deixar para provar por último, me dei mal rs

abraço,
Evandro
Confraria2panas

Álvaro Cézar Galvão disse...

Você não perde por esperar.É bárbaro!