sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Pizzato com o Espumante Fausto Brut, muda vinificação, e parte para o método tradicional.





Meninas e meninos,
Um dos espumantes Brasileiros que sempre me agradou muito, antes vinificado pelo método Charmat, agora, passa para o método tradicional.
Tenho ainda uma caixa do primeiro lote vinificado, que conheci ainda em Agosto de 2009(quero ver sua evolução), em uma degustação especial no restaurante Seu Sebastião, onde meu querido amigo Eudes que aliás, “inventou” o bolinho DivinoGuia , harmonizou para nós com seus pratos.
Depois disso, já em 19/09 do mesmo anos, ocasião em que finalmente os rótulos definitivos ficaram prontos, novamente marquei postagem .

Vejamos agora como ficou, eu ainda não provei com o novo método de fermentação, mas tenho a certeza de que continuará a ser um dos melhores do Brasil.
Vejam release:

FAUSTO Brut, da PIZZATO, agora é elaborado pelo Método Tradicional
A PIZZATO Vinhas e Vinhos lança o espumante FAUSTO Brut, que passa a ser elaborado pelo método tradicional, no qual a segunda fermentação para formação de espuma é na própria garrafa.
Segundo Flavio Pizzato, enólogo-chefe da PIZZATO, a decisão de utilizar o método tradicional passa pela prerrogativa da vinícola de adicionar complexidade e elegância ao Fausto Espumante, tornando-o mais coerente com o restante da linha de vinhos FAUSTO. “Ao optar por utilizar tal método de formação de espuma, busca-se ter um espumante que ainda mantêm em destaque os tons frescos, florais e frutados, típicos de espumantes elaborados pelo método charmat, mas com o acréscimo da complexidade trazida pelo contato mais prolongado com as leveduras do método tradicional”, explica.
Elaborado a partir de um corte das uvas Chardonnay e Pinot Noir, o espumante FAUSTO Brut apresenta aromas de flores de citros, frutas cítricas maduras, frutas cristalizadas e pão fresco. Refrescante, deve ser servido a uma temperatura entre 4ºC e 6ºC.
Ideal para ser servido como aperitivo, acompanhando entradas e pratos elaborados com peixes e frutos do mar, carnes brancas. Graduação alcoólica 12%.
A PIZZATO Vinhas e Vinhos cultiva uvas em dois vinhedos distintos:
Vale dos Vinhedos – localizado em Bento Gonçalves, Serra Gaúcha, onde a Família Plínio Pizzato estabeleceu-se em 1968, sede da vinícola. Alguns dos vinhos elaborados a partir de uvas dessa região possuem o selo identificador de origem e qualidade - D.O.V.V. – Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Também são elaborados vinhos que carregam a I.P.V.V. (Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos). Os vinhos elaborados com as uvas deste vinhedo têm a marca PIZZATO estampada em destaque no rótulo e estão no mercado desde 2000 (com a primeira elaboração de vinhos que foi a de 1999).
Doutor Fausto – localizado em Dr. Fausto de Castro, Dois Lajeados, Serra Gaúcha, os vinhedos são cultivados pela PIZZATO desde 1985. Os vinhos feitos com as uvas deste vinhedo têm a marca FAUSTO estampada em seus rótulos e chegaram ao mercado em 2006 (a primeira elaboração foi da colheita 2004). A linha FAUSTO é composta pelos varietais tintos Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat, o vinho rosé Merlot e os espumantes Brut Tradicional e Demi-sec Tradicional.
Hoje a produção de vinhos tintos, branco e espumantes soma dez rótulos PIZZATO e seis com a marca FAUSTO. A vinícola já exporta para 12 países e na Europa está nas cartas de vinhos de restaurantes prestigiados.
PIZZATO Vinhas e Vinhos
www.pizzato.net

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: