quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Bodegas Tagonius em breve no Brasil




Meninas e meninos,
Nada como começar uma quarta-feira de cinzas, com céu azul, novos vinhos, meu apartamento em pintura geral “quase” no término (o quase é que me assusta).
Faz alguns dias, fui ao Winet do Deco, a convite das lindas Patricia Nudelman e Caroline Brants da consultoria Vindima wine consulting , para degustar junto à amigos experts, e dar uma opinião profissional, os vinhos que estão chegando no Brasil da Bodegas Tagonius.
Gostei dos vinhos degustados.
Ainda que não tenhamos ainda preciso o preço que aqui receberão para a venda ao consumidor final, deu para perceber que esta bodega espanhola, nas proximidades de Madri, trabalha bem seu produtos, que, aliás, receberam de Robert Parker ótima pontuação.
Claro que ao meu paladar, os vinhos mais evoluídos como o Reserva que provei me chamam a atenção, mas, sempre me dirijo, quando procuro postar as novidades, aos vinhos que melhor expressam uma característica global, ou seja, que estejam mais de acordo com o paladar médio, incluindo-se aí aquela parcela de neófitos na nobre arte de apreciação dos vinhos.
O Tagonius Tinto Roble, se encaixa perfeitamente nas características que acima mencionei, um corte de Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon e Tempranillo, com aromas frutados lembrando ameixas, algo de mineral, aliás, característica dos demais vinhos degustados, sutil floral. Em boca boa acidez, confirma as frutas mais para compotas e geléias, talvez em virtude do estágio em madeira(60% carvalho francês e 40% americano por cerca de 6 a 7 meses), mais um estágio de descanso em garrafa, forma bem característica e tradicional de vinificar na Espanha. Corpo mais para denso, é um vinho que em virtude de sua boa acidez e corpo se presta bem para a gastronomia.
Vamos aguardar sua chegada, e assim que estejam por aqui, prometo que darei mais detalhes sobre a linha, que contempla um ótimo Syrah, e os Crianza e Reserva, que levam o mesmo corte, talvez com proporções diferentes.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cezar Galvão

2 comentários:

Anônimo disse...

Vivi tres anos na Espanha e posso garantir: o Tagonius, um vinho da região de Madrid, é excelente. Uma garrafa de não mais do que 15 euros nas lojas por lá. Pena que aqui será quatro ou mais vezes mais caro.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Como não sei seu nome, digo apenas que concordo contigo.
Pena que nossas leis tributárias, a ganância governamental nas esferas municipal, estadual e federal sejam tais que beiram ao terrorismo.Claro, sem contar com a super faturada margem de revendas e restaurantes.
Ainda teremos muito a caminhar
Obrigado