quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

OSSOBUCO DO CHEF RAFAEL DE CARA QUE EU HARMONIZARIA COM O El CORAZÓN 2009




Meninas e meninos,
Uma das coisas que mais me da prazer é harmonizar gastronomia e vinhos.
Sempre que cozinho, ou que posso, mesmo não sendo eu a cozinhar, procuro pensar nos pratos, já com um vinho de antemão separado pra fazer a harmonização, e muitas vezes participar da receita.
Ontem em uma degustação com mais alguns amigos, dentre eles as lindas(primeiro as meninas, sempre!) Evelyn Fligueri do blog Taças e Rolhas e a Vanessa Sobral do blog Falando sobre vinhos e também a linda fotógrafa Nádia Jung.
Também presentes os amigos Agilson Gavioli e Walter Tommasi, ambos membros comigo da confraria Taninos no Tucupi, onde fazemos reuniões com harmonizações ao redor de culinária Brasileira, e os Betos, Archeboin colunista como eu e o Tommasi do Jornal Vinho & Cia, que já vai para o 8º ano em circulação, e o Duarte, do blog Papo de Vinho e responsável pela degustação às cegas.
Todos recepcionados pelos amigos da abflug, a importadora de nome com letras minúsculas e vinhos maiúsculos, representado na ocasião pelo amigo Marcelo Toledo.
Meu vinho melhor pontuado foi um Malbec 2009 o El Corazón, da importadora Chaves Oliveira, dos amigos Arthur e Silvia.
Encorpado, aveludado, com boa acidez e persistência, equilibrado em taninos e álcool, frutas maduras e sutil floral.
Eu já pensando numa gastronomia para ele, vi que não faria feio com um ossobuco bem suculento, e não é que assim como que por acaso meu amigo Chef Rafael De Cara, que comanda o PASTA D’AUTORI me envia a receita de como fazer um delicioso Ossobuco de Vitelo, da mesma forma que é servido no restaurante.
Então foi só unir o útil ao agradável.
Vejam a receita do Chefe Rafael:
Ossobuco de vitelo
INGREDIENTES:
12 fatias de ossobuco vitelo com 4 cm de altura
½ tablete de manteiga
1 copo de vinho branco seco
½ xícara de azeite
1 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de chá de casca de limão picada
2 dentes de alho
Farinha de trigo
sal e pimenta do reino moída na hora
MODO DE PREPARO:
Tempere a carne com vinho, azeite, salsinha, raspa de casca de limão e alho. Deixe umas seis horas ou uma noite na geladeira.
Na hora do preparo, tire a carne do molho e espere meia hora para perder um pouco do frio. Passe o ossobuco na farinha e frite-os na manteiga em uma panela grande. Deixe dourar.
Coloque a marinada na panela e acrescente uma pouco de água. O suficiente apenas para cobrir a carne. Deixe a panela parcialmente tampada e cozinhe em fogo baixo. Depois de uns 40 minutos coloque os pedaços de baixo para cima com muito cuidado para que a carne não solte do osso.
Se precisar coloque um pouco mais de água, porém fervente. Deixe engrossar o molho e sirva imediatamente.
Parece combinado, parece coisa de jornalista se aproveitando da ocasião, mas juro que foi assim como relatei. Se vocês acham que sou repetitivo com os dizeres "meu amigo", sinto muito, pois é a melhor maneira de nomeá-los.

O vinho da foto não é o El Corazón, mas a foto está tão linda que achei melhor postá-la assim mesmo.
Pasta D’Autori
http://www.pastadautori.com.br/



Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

6 comentários:

Evelyn disse...

Querido Álvaro;
Primeiro quero agradecer a citação em seu post... Na verdade é sempre uma honra estar em sua companhia. Segundo, o vinho citado é realmente sensacional... Eu o trouxe para minha casa!! Voltei agorinha do trabalho, coloquei-o na taça e bebi maravilhada!
Vou tirar uma foto do rótulo e te envio!
Grande beijo
Espero revê-lo em breve!!
Evelyn

Álvaro Cézar Galvão disse...

Linda Evelyn linda.Creia, o prazer e honra de estar contigo são meus.
Ve se não some!!!

Beijos de luz

Agilson Gavioli disse...

Alvaro meu caro Confrade.

Muito bons os vinhos de ontem.
Para mim o melhor foi o DFE Signature, duriense que está começando a se mostrar. Perfil moderno e elegante. O Barbera D'Alba Cascina Adelaide foi off topic, excelente.
Abraços e tentarei reproduzir a receita.

Agilson

Álvaro Cézar Galvão disse...

Amigo e confrade Agilson.Eram muitos os bons vinhos e ficou difícil desempatar.O Bafarela, o Quinta do Soque, o Marichal Pinot Noir....
Abraços de luz

mundusvinus disse...

Bahhhhhhh...Que legal querido Alvaro, nos citar!
Bela postagem, não só pelas vossas descrições, mas ao todo é de dar água na boca!!!
Que foto hem?
Quem foi ?

Beijão!!!
Boa Semana!!!

Álvaro Cézar Galvão disse...

Bahhhhh, Guria, que coisa linda tu és, na frente e atrás das câmeras!
Beijos de luz