quinta-feira, 8 de maio de 2008

Expovinis Brasil o grande meeting do vinho da América Latina


Quem perdeu, ano que vem não perca, pois é o principal evento do vinho.


Em sua 12ª edição, o Expovinis Brasil, realizado no Transamerica Expo Center, recebeu mais de 15 mil visitantes interessados em conhecer novos rótulos e degustar vinhos já consagrados dos principais países produtores apresentados por 260 expositores.
Blocos de vinícolas da França e Espanha participaram pela primeira vez, ao lado de grupos da Argentina (Promendoza) e de Portugal, com o objetivo de apresentar suas marcas aos importadores e consumidores brasileiros. EUA, Itália, África do Sul e Nova Zelândia também estiveram representados por importadores consagrados como Barrinhas, Casa Flora, Decanter, Interfood, KMM Vinhos, Reloco, Mr Man e Zahil, e por empresas novas que vêm despontando com excelentes portifólios como Ana Import, Cantu e Vinea Store, entre outras.
Vinhos de “novas regiões” do Brasil vitivinícola, como Vale do São Francisco e Santa Catarina também se reuniram para mostrar a força do trabalho que vêm desenvolvendo Além disso, grandes nomes do vinho nacional como Miolo, Salton, Casa Valduga, Pizatto e Lídio Carraro fizeram a diferença com espaços sofisticados e produtos que surpreenderam os especialistas.

Para Domingos Meirelles, diretor da Exponor Brasil, este ano o evento superou as expectativas pela qualidade dos expositores e do público formado principalmente por profissionais da área. “Consolidamos o Expovinis Brasil como principal meeting para grandes negócios e lançamentos de vinhos no Brasil e na América Latina, apresentando o melhor da vitivinicultura mundial”.

Vinhos Top e presenças internacionais

Os visitantes puderam ainda provar vinhos ultra premium da Toscana, Chile e Argentina em degustações exclusivas conduzidas pelos colaboradores da revista americana Wine & Spirits Magazine, Patricio Tapia e Fabrício Portelli, além de Vittorio Fiore, conceituado enólogo italiano e consultor de importantes vinícolas na Itália.

Outros renomados especialistas também participaram do júri do já tradicional e aguardado Top Ten, concurso que elege os 10 vinhos mais representativos do evento. E como em 2007, a prova selecionou não dez, mas onze melhores rótulos, com o empate na categoria Tintos Nacionais entre os vinhos Rio Sol Cabernet Sauvignon/Shiraz e Marson Gran Reserva Cabernet Sauvignon.

O branco Chardonnay Reserva Especial da Cordilheira de Sant'ana, também foi premiado, conforme listagem que publiquei assim que o resultado foi revelado.

Outras impressões sobre os vinhos que degustei, postarei aos poucos, sem pressa, como convém ao se degustar um bom vinho.
Paralelamente ao Expovinis Brasil ocorreram a Brasil Cachaça – 5ª feira Internacional da Cachaça e a Epicure – 8ª Feira Sul-Americana do Tabaco e do Presente Fino. Juntos os eventos ocuparam aproximadamente 12 mil m² de área, reunindo produtores, apreciadores, especialistas e profissionais destas áreas.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Álvaro,

Desgustou os vinhos catarinenses?
Italia Costa

Álvaro Cézar Galvão disse...

Degustei sim e estão cada vez melhores.
Já fiz algumas palestras com vinhos da Sanjo, estou querendo fazer agora com os da Quinta das Neves, QSM,Villagio Grando etc...