quinta-feira, 24 de julho de 2008

XVI AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS - SAFRA 2008

318 amostras de 62 vinícolas estarão sendo avaliadas durante o mês de agosto, na XVI Avaliação Nacional de Vinhos , que registra um aumento de 22% no número de amostras inscritas em relação a edição anterior. As 62 vinícolas de seis estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) inscreveram 318 vinhos, enquanto no ano passado este número foi de 260 amostras. Foram inscritos vinhos nas categorias Brancos Finos Secos Não Aromáticos, Brancos Finos Secos Aromáticos, Rosés Secos, Tintos Finos Secos, Tintos Finos Secos Jovem e Vinho Base para Espumante, sendo que a maioria é de vinhos tintos, seguindo a tendência do mercado.
Amostras dos 318 vinhos inscritos serão coletadas pela Comissão Organizadora diretamente do reservatório, nas vinícolas, no período de 21 de julho a 1º de agosto. Já a Degustação de seleção será de 11 a 29 de agosto no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. Neste período, um painel de degustadores formado por enólogos de empresas vitivinícolas e órgãos ligados ao setor, indicados pela diretoria da ABE, estará avaliando as amostras.
Promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), a Avaliação chega a sua 16ª edição consolidada e com o reconhecimento mundial. As 16 amostras que serão apresentadas ao público no dia 27 de setembro serão degustadas e classificadas seguindo as normas e critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). Além disso, os vinhos classificados passarão por uma degustação de confirmação antes de serem apresentadas ao grande público. Neste dia, o evento deverá reunir mais de 700 apreciadores de vinho.
AMOSTRAS POR ESTADO
ESTADO - VINÍCOLAS - AMOSTRAS
Bahia 02 04
Minas Gerais 01 05
Pernambuco 01 02
Paraná 01 04
Rio Grande do Sul 52 291
Santa Catarina 05 12
Fonte:ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENOLOGIA.

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: