quarta-feira, 2 de julho de 2008

CHAVES OLIVEIRA WINES: Esta empresa vai dar o que falar.


Tive o prazer de me encontrar com Arthur Oliveira, da Chaves Oliveira Wines, que está começando a mostrar seus vinhos por aqui.

Experimentei vários de seus vinhos, gostei mais de alguns, de outros achei honestos, mas o que me chama a atenção é o carinho e entusiasmo do Arthur, que se apaixonou por vinhos, a ponto de hoje ser um proprietário de vinícolas, na Espanha e na Argentina.
Degustei com imenso prazer um vinho branco, que dentre todos foi um dos que mais gostei, que para nosso clima é o ideal, e que provém de uma uva não tão conhecida nossa que é a Airén.
O vinho é o Abies Airén 2007, muito fresco, com algo de frutas e ervas, boa persistência, que leva a imaginar uma ótima combinação enogastronômica com bacalhau grelhado, um salpicão de frango, um peixe com molho branco.Também gostei do Abies Tempranillo 2007.

A Chaves Oliveira “começou” com um pequeno investimento, sem grandes pretensões comerciais, numa Bodega em Valdepeñas (ao sul de Castilla La Mancha) que é uma cidade famosa pela produção de vinhos na Espanha. "Iniciei com a produção de um de nossos vinhos, o Trio Reserva, elaborado em barricas francesas Radoux a partir de uvas Syrah, Cabernet Sauvignon e Tempranillo" diz Arthur.
Ao ter contato com o enólogo Dr. Giuliano, foi se apaixonado cada vez mais pelos vinhos. Começou aí o desafio de entrar no mundo da vitivinicultura. "Adquiri as marcas espanholas ABIES (Airén e Tempranillo) e uma pequena Bodega em Mendoza na Argentina no onde investi bastante em máquinas de ponta e, principalmente, barricas francesas (Radoux, Vicard, Tarasond), e comecei a produzir os vinhos Los Arcoz, El Corazón e a linha Chaves Oliveira Reserva (Reserva, Gold, Supreme, Gran Reserva e Gran Reserva Partida Limitada que serão lançados na EXPOVINIS em 2009) nascendo o que é hoje a Chaves Oliveira”, comenta Arthur com efusiva alegria.
A Chaves Oliveira formalizou uma joint venture com outra bodega em Mendoza, no intuito de trocar experiências e aumentar o mix de produtos, pois dentro desse mercado globalizado e muito disputado, formam parcerias com empresas de grande expressão na Itália e outras francesas em Bordeaux e Bourgogne (indicadas pelo Dr. Giuliano). A Chaves Oliveira consolidou a filosofia de que “cada vinho é um momento único de encontro, prazer e paixão”.
A empresa fica na Rua Agostinho Rodrigues Filho, 435- V.Mariana.
Fones: 2155-0871/3499-9934
http://www.chavesoliveira.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

4 comentários:

Marcela Cavalcante Skuch disse...

Antes de tudo´, quero parabenizá-lo pelo Blog e dicas! Essa, com certeza, aprovo e assino embaixo. Na festa da Prazeres da Mesa (que festa)degustei esse vinho espanhol ABIES Airén e posso dizer:"uma maravilha"! Não posso deixar de falar do vinho argentino Malbec Gold Reserva que na opinião do Flávio, Gilberto, Alessandra e da Katia (grandes amigos) foi juntamento com um tal de Comendador de Viluco os melhores vinhos tintos da festa. Devo dizer que foi até aclamado pelo blog comes e bebes do Marcelo katsuki (sempre feliz). Beijo!!!
O importante

Antônio Carvalho de Albuquerque disse...

Olá Álvaro!!
Conhecí essa empresa na EXPOVINIS e degustei alguns de seus vinhos argentinos. Infelizmente, não tive oportunidade de degustar os espanhois mas ainda irei prová-los!
Para mim,os vinhos que mais me chamaram a atenção no segundo dia da feira foi o Comendador de Viluco Malbec e o Gold Reserva Malbec que
apresentava coloração muito intensa, denso, aromas de tabaco, frutado, condimento, baunilha, que denota a ação da barrica, com boa complexidade encorpado, mas com bastante frescor, os taninos são equilibrados com alta concentração, redondo, possuindo um final intenso, agradável e com boa persistência. Vinho fabuloso! Cheguei ate a trocar algumas opiniões com o enólogo Dr. Giuliano (correto?) em degustação que a Chaves Oliveira promoveu numa sala do evento. Você experimentou esse vinho? Vale a pena!

Jackson Andrade disse...

por coincidência nos reunimos ontem para degustar alguns
vinhos e levei o Gold Reserva (produção limitada) Malbec Chaves Oliveira que foi um absoluto sucesso pelo
equilíbrio! Seu comentário muito sugestivo. Parabéns pelo blog. Continue nos indicando bons vinhos!

Álvaro Cézar Galvão disse...

Marcela, Antônio e Jackson.
Uma das minhas propostas é divulgar os bons vinhos e que são menos conhecidos, asim como divulgar harmonizações não tão convencionais, que não prejudiquem a ordem e sabor da gastronomia e bebida.
Abraços de luz e calor
Álvaro Cézar Galvão