sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gastronomia japonesa e vinhos, só passando pela experiência!


Meninas e meninos,
Faz alguns dias, estive em uma degustação promovida pelo jornal Vinho & Cia, do qual sou um dos colunistas, que acredito vários enófilos gostariam de participar.
Iguarias japonesas e vinhos, realizado no restaurante Original Shundi!
Aqui não vou descrever os vinhos que mais me agradaram com os pratos, até porque acredito ser mais didático passar as impressões que eu tive, e também porque este será o mote da matéria do jornal.
Realmente não é uma gastronomia das mais fáceis de harmoniza, porém é possível, e dependendo do prato e do vinho, a conjunção é maravilhosa.
Peixes crus, em sashimis, dependendo da textura de cada peixe, há de se mudar o vinho, e via de regra os mais ácidos, brancos e espumantes vão melhor.
Aliado ao prato, o molho shoyo com wasabi torna a harmonização cem vezes mais difícil, deixando para os espumantes esta tarefa.
Molhos agridoces, no meu entender, são mais harmônicos quando em pratos quentes, pois nos frios, tendem a dificultar, e dependendo dos ingredientes que vão com o molho, um rosado estruturado pode ser a companhia.
Tintos, cuidado, pois sempre terão que ter acidez acentuada, e taninos muito domados.
Segue a relação dos pratos que saboreamos no Original Shundi, onde a minha amiga Denise Cavalcante, competente e linda, é assessora, aliás, alguns dos vinhos provados como o Landelia Petit Verdot, da Ana Import, e os .Nero da Domno do Brasil também.

1-Saladas de Iguarias: barbatana de tubarão, mini polvo, filhote de enguia, salmão.
2-Carpaccio de Salmão e Polvo (com vinagre de arroz, limão, curry – molho ácido).
3-Sashimi (3 tipos de peixes) - Agulhão, Salmão e Atum
4-Lula recheada com Shimeji - molho com shoyo e adocicado
5-Kabotyã –Ebi (camarão com abóbora) – um creminho de abobora muito leve
6-Filet Shitake com risoto (molho picante, intensidade no salgado)
7–Crocante de Banana com sorvete – banana empanada com corn Flakes


O Original Shundi foi aberto em 2007, trazendo bastante inovação para seus clientes. Da decoração até as iguarias preparadas pelo famoso sushiman Shundi Kobayashi, o restaurante apresenta sofisticação e conforto. Nos três ambientes distintos (bar, salão formal e lounge), há mesas com discos de vinil estilizados para proteger as louças da casa, que são verdadeiras peças de antiquários. O lugar é ideal para qualquer ocasião: desde happy hour até um jantar mais reservado. Tanto no bar, quanto no salão principal e nas salas reservadas. É possível também apreciar um bom saquê da adega que comporta mais de 40 rótulos da bebida. Graças ao sucesso em São Paulo, o restaurante abriu sua filial em Brasília. É o primeiro restaurante de alta gastronomia japonesa da Capital Federal. O famoso arquiteto Ruy Ohtake foi o responsável pela decoração exclusiva do lugar.
O premiado sushiman, considera o restaurante uma concretização de seu maior sonho. Com os seus 30 anos de experiência em culinária japonesa, Shundi mistura ingredientes exóticos e importados, com produtos brasileiros, temperos e ervas diferenciadas.
Sua fama na gastronomia se deve ao fato de usar iguarias, como barbatana de tubarão, água-viva, filhote de enguia e mini-polvo. Também é mestre em criar degustações de especiarias que sejam ao gosto do cliente, utilizando os melhores
ingredientes.
Original Shundi
http://www.originalshundi.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: