quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Partida Limitada Chardonnay 2007 Lariviere Yturbe

Meninas e meninos,
Quando pela primeira vez tive a oportunidade de degustar os vinhos da Lariviere Yturbe, uma vinícola Argentina com influência Francesa, foi a própria Letícia Lariviere quem os serviu.
Faz dois anos, e foi no evento de abertura do Laboratório Paladar, do jornal O Estado de São Paulo, onde eu faria palestras.
Quem os importa é a Porto Mediterrâneo dos amigos Julio e Francisco, que trazem outros belos vinhos, como a linha Surazo Chilena.
O Partida Limitada Chardonnay 2007 tem tudo o que me agrada.
Um pouco de madeira(6 meses em barris de carvalho americano), que se deixam mostrar, mas sem perder o frescor, aromas marcantes, cítricos, algo floral e uma lembrança mineral.
Em boca, confirma as frutas, leve amanteigado ou baunilha, boa persistência e ótima acidez e frescor.
Não faz malolática e os 13,5% de álcool não se sobrepõem.
Delicioso para ser degustado só ou com gastronomias, pensei para harmonizar com este vinho uma bela posta de bacalhau grelhado, ou um peixe como o Tambaqui assado na grelha.
Também deve ficar muito bom com queijos de massa mole.
Um pouco da vinícola:
Miguel Lariviere Yturbe é o fundador da vinícola. Sua vida transcorreu entre a Argentina e a França, com atividades relacionadas à diplomacia, à moda, ao vinho e às artes. Inicialmente fornecia suas uvas para as principais vinícolas da Argentina, porém, desde 2002 passou a produzir seus próprios vinhos. O legado de Miguel se estende hoje à sua filha Letícia Lariviere, que mantém 70 hectares dos vinhedos Lariviere aos pés do chamado “Cordón Del Plata”, na Cordilheira dos Andes, em Ugarteche, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina, a 975 metros acima do nível do mar. Os vinhedos possuem mais de 30 anos de idade, com as uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Semillón.
Porto Mediterrâneo
http://www.portomediterraneo.com.br/
Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: