quinta-feira, 9 de junho de 2011

Unidade Chácara Flora da escola de gastronomia da Estácio.




Meninas e meninos,
Estive, a convite da minha amiga, assessora das mais competentes e linda, a Luiza Estima,no evento que marcou a inauguração do novo campus da Estácio de Sá, que contou com as presenças do diretor geral da Ecole Hotelière de Lausane, Sr Michel Rochat, e do criador da Alain Ducasse Formation, o renomado Chef Francês Alain Ducasse, além das autoridades da Estácio.
A unidade localizada na zona sul, na Chácara Flora, com 5000 m2 e instalações completas para o ensino da gastronomia e hotelaria, recebeu mais de 600 convidados destas áreas e de jornalista formadores de opinião.
Foi ótimo ver jovens chefs e fornecedores de produtos típicos de nossa terra, dentre eles as carnes de caça, palmito Pupunha, cachaças, vinhos Brasileiros, peixes de rio, e seis dos jovens chefs, aliás, todos meus amigos, o que facilita em muito para que eu possa escrever sobre o assunto, pois os conheço bem.
Todos criaram iguarias que foram filmadas e mostradas em telões, especialmente para o coquetel festivo, e são os seguintes:
-Janaina Rueda, do Bar a Dona Onça com seu arroz de galinha caipira com quiabo.
-Renata Vanzetto do Maracuthai com salada de papaia verde com camarões caramelizados e pimentas.
-Willian Ribeiro do O Pote do Rei com o vermelho à vácuo com purê de vatapá ao molho de legumes.
-Rodrigo Oliveira do Mocotó e a paleta de cabrito com farinha d’água
-Amanda de Lopes e Ramiro Bertassim com as sobremesas, a da Amanda com seu Abobô, um pequeno bouchée de côco com abóbora, que fez o orgulho de seu mestre, e padrinho do curso de gastronomia da Estácio, o chef Laurent Suaudeau, e Ramiro com sua Brasileirinha, delícia de chocolate com cachaça e creme de taperebá ao caramelo.
Os mestres da escola e Alain Ducasse também preparam pratos típicos franceses, como um vichyssoise, robalo à la tomate e cocotte de legumes.
Ainda falarei mais de alguns pratos e dos vinhos Brasileiros presentes, mas meu grande amigo e chef Eudes Assis, lá estava com seus bolinhos de taioba, que foram a origem dos bolinhos de pupunha DivinoGuia, que o Eudes perpetrou e mostrou ao vivo, comigo na platéia no Prazeres da Mesa ao Vivo do ano passado.Aliás, o Eudes recebeu elogios de nada mais nada menos do que o grande Alain Ducasse, quando passou pelo Eudes e seus bolinhos.
Para os bolinhos de Taioba, recomendo os espumantes Brasileiros, que com sua acidez e borbulhas irão harmonizar perfeitamente com esta iguaria.
Eudes Assis mostra sua culinária dando ênfase na cozinha caiçara e seus produtos no restaurante, Seu Sebastião, que fica em Maresias, e que em breve reabrirá para a temporada de férias do meio do ano.
Parabéns a Estácio, aos amigos chefs Janaina, Renata, Willian, Rodrigo Amanda e Ramiro, e um forte abraço no Eudes e seus bolinhos de Taioba e Pupunha.
Na foto o Eudes e o grande Alain Ducasse.
Estácio Campus Chácara Flora
Av Nossa Senhora do Sabará, 765
http://www.estacio.br/

Até o próximo brinde


Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: