terça-feira, 21 de junho de 2011

Vinos de España com Chozas Carrascal

Meninas e meninos,
Este mês que ainda não findou, nos proporcionou o contato com muitos vinhos da Espanha, em duas degustações muito boas, organizadas com a assessoria da Cristina Neves.
Uma delas, a mais geral, onde tivemos vinhos vindos de muitas regiões e denominações, a Bodega Chozas Carrascal me mostrou dentre outros, dois vinhos interessantes.
Um Cava e um Muscat Doce Natural do Languedoc.
O Cava, um espumante da D.O Cava, muito gostoso e frutado, com boa acidez, fácil de gostar, tem o corte onde predominam a Chardonnay e a Macabeo.
Bom mousse, perlage bem fino e constante, aromas de maças verdes, algum toque de limão Siciliano(da casca) e floral.
Persistência média traz no palato o tostado, o fermento de pão tão desejado.
Cerca de 20% dos vinhos passam por estágio em barris de carvalho Francês de 2º uso por poucos meses, ainda separados, e quando se faz o corte, não ficam menos do que 15 meses descansando sobre as borras, antes da degola, onde nada de açúcar é colocado, obtendo um Cava Brut Nature Reserva.
Para harmonização, peixes, ostras e mariscos, além de ceviches, saladas e queijos.
O Muscat, AOC Saint Jean de Minervois vem da Muscat Petit Grain, sendo um Vinho Doce Natural, com cerca de 120gr de açúcar, e com 15% de álcool, bem equilibrados com ótima acidez.
Aromas florais(mel), cítricos, longo e untuoso em boca, pede imediatamente uma gastronomia com doces e também com salgados.
Um toucinho do céu, tortas de amêndoas, queijos de mofo azul, alguns mais gordurosos todos serão bem vindos.
Quem importa estes vinhos é a RPM Trading Com Imp & Expot Ltda
R.Joaquim Nabuco, 47 cj 36.
São Paulo- SP
11 5531-3034
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: