terça-feira, 9 de agosto de 2011

Badia a Coltbuono um dos maiores nomes do Chianti Clássico.



Meninas e meninos,
Faz algumas semanas, fomos brindados pela vinda ao Brasil, de Emanuela Stucchi, proprietária da vinícola Badia a Coltibuono da Toscana.
Quando a eficiente e linda Sofia Carvalhosa, em nome de Ciro Lilla e da Mistral, me honrou com o convite, já sabia que iria degustar vinhos ícones e que ficariam em minhas memórias olfativa e gustativa.
Emanuela está à frente da vinícola desde 1989, vinícola esta adquirida pela família em 1846, e é uma das pioneiras em agricultura biológica na Itália.
Como a primeira mulher a se tornar presidente do Conzorcio Marchio Storico Gallo Nero, de Chianti Clássico, vem desenvolvendo belo trabalho na elevação da qualidade e preservação tanto de sua propriedade, como de modo geral.
Sua mãe, Lorenza di Médici, autora do livro Italy- The Beautiful Cook Book, e que vendeu mais de 2.000.000 de exemplares, já mostrava de qual DNA, Emanuela seria formada.
Emanula me disse que guardam na vinícola os vinhos de todas as safras, desde 1947, uma verdadeira memória histórica líquida.
Degustamos 6 vinhos, nesta ordem, que Emanuela sabia que seriam degustados, e uma surpresa para ela e para todos nós, proporcionada pela Mistral, que logo mais descreverei.
1-Sangiovese Cancelli 2009, um vinho de muito boa relação preço X qualidade, com corte de 70% Sangiovese e 30% Syrah, 12,5% de álcool, vinho fácil de beber, menos de R$ 60,00.
2- Chianti Classico Selezione RS 2007 um 100% Sangiovese, 13% de álccol bem equilibrado com a boa acidez, frutas como figo no olfato, longo e generoso.
3-Chianti Classico 2008, um corte das uvas Sangiovese(90%) e Canaiolo, floral, frutas algo cítricas, confirma em boca sutil confitado de cítricos, longo e denso, fácil de gostar, com boa acidez e álcool 14% equilibrados com taninos presentes. Se não fosse o vinho surpresa e o fora de série Vin Santo, seria o meu vinho da degustação. Outro que tem relação preço X qualidade muito boa para estes vinhos, menos de R$ 115,00.
4-Chianti Classico Riserva 2006, 14,5% de álcool, 100% Sangiovese, até um mineral aparece neste vinho. Complexo.
5-Sangioveto 2004, 15% de álcool, minúscula produção, este 100% Sangiovese, frutas já mais passadas, algo de doce de fundo de tacho, floral ainda, algo balsâmico presente, é um IGT, pois foi antes das novas regras da D.O.C.
6- Sangioveto 1990, a grande surpresa até para a Emanuela.
Vinho ainda íntegro, macio, taninos já resolvidos, acidez ainda presente, balsâmico, com vida, e ótimo de se degustar.Vinho com mais de 20 anos, ainda agüentando uma harmonização, creio que ficaria ótimo com um uma dobradinha, ou com uma polenta mole ao ragú de funghi.
Para fechar esta festa, o Vin Santo 2004, mescla de 50% de Trebbiano e 50% Malvasia, frutas secas, acidez impecável, o que me faz dizer que foi um dos vinhos de sobremesa que mais me agradou no conjunto em muito degustados. Não é dos mais alcoólicos, 16,5%, facilitando algumas harmonizações com ele, como os queijos azuis. Pelo seu floral exuberante, e frutas secas, vai bem com bolos de frutas, secas ou não, panetones, algumas sobremesas geladas, pavês, com sorvetes, e quem sabe, algo de ousado como chocolate amargo, não solo, mas em massas de bolos e confeitos.
Quem importa os vinhos Badia a Coltibuono é a Mistral.
www.mistral.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: