sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Quem não gosta de olhar para o céu, ver as estrelas, enquanto degusta um vinho?



Meninas e meninos,
Este título é bem abrangente, mas estou me referindo a um ótimo vinho espanhol, da região demarcada de Ribera Del Duero, o Celeste, e foi com a pergunta se eu queria degustar um bom vinho enquanto olhava o céu cheio de estrelas que minha amiga Márcia Gombos me recebeu.
Celeste 2007 um 100% Tinto Fino, que nada mais é do que a nossa conhecida Tempranillo, da casa Miguel Torres, que dispensa apresentações.
Seu rótulo é a imagem das estrelas no céu, na época da colheita das uvas que irão vinificar o Celeste, e que para ser mais exato é em média em Outubro, entre os dias 10 e 26, apesar de que com este aquecimento global, muito em breve, o rótulo terá que se adaptar às colheitas mais cedo, e então mudará: será?
É fermentado em inox, porém já na malolática, esta é feita em barricas de carvalho, quase todas novas, permanecendo sobre as borras por uns 2 meses. Depois descansa em barris de carvalho francês e americano por 12 meses.
Álcool de 13,5% muito equilibrado com taninos e acidez, que achei ótima, confirmando que os vinhos europeus(velho mundo) são gastronômicos.
Olfato frutado e com especiarias, que dão lugar ao sutil floral depois de algum tempo em taça.
Em boca confirma as especiarias e as frutas maduras, taninos presentes, do jeito que mais gosto, firmes, sedosos e não secantes.
Quem importa este vinho é a divisão da Miguel Torres no Brasil, através da DeVinum.
DeVinum
http://www.devinum.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

YES we Cooking disse...

Olá Alvaro, depois veja o post que coloquei em http://yeswecooking.blogspot.com/2011/08/evento-viver-casa-gourmet-fit-vinhos.html

Beijos, Cecilia

Álvaro Cézar Galvão disse...

Cecília, li o post e deixei comentário.
Obrigado por ter ido à palestra.
Beijos de luz