quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Degustação dos vinhos Isla de Maipo mostra a crescente importância das uvas brancas no Chile

Meninas e meninos,
Em um bate papo descontraído e instrutivo, durante almoço na unidade Vila Nova Conceição do ótimo North Grill, o enólogo Eduardo Jordan, da Isla de Maipo Vineyards, falou de modo à que tivéssemos certeza de que a qualidade do solo da região, que em 1934 deu inicio à vinícola, no Valle Del Maipo, é porque outrora onde hoje é o vale, era um braço do rio Maipo, que no início do século XX secou devido a um terremoto. Isso deu ao solo características especiais, altamente favoráveis à produção de um vinho de alta qualidade, frutado, fresco e muito expressivo.
Falou também das experiências de colheitas em épocas diferentes ano a ano, colhendo-se antes, para verificar o comportamento e o frescor das frutas.
Isto pude observar nos vinhos brancos degustados: um belo Chardonnay e o ótimo Sauvignon Blanc.
1-Isla de Maipo Chardonnay 2010, com 13,5% de álcool, chegou meio fechado, mas com o passar do tempo abriu um sutil gengibre, floral e frutas cítricas.
Em boca confirma as frutas, leve toque mineral. Passa 6 meses sobre suas borras, dando caráter ao vinho, não passa por madeira.
2-Isla de Maipo Sauvignon Blanc Reserva 2010 com 13% de álcool. Ótimo vinho, frutado lembrando damascos, lima, ligeiro vegetal. Em boca traz um leve mineral, acidez impecável, longo, confirma as frutas, ótimo para várias harmonizações como entradas frias, saladas, peixes mais delicados, ceviches, massas com molhos brancos e a base de manteiga ou queijos. Pode e deve ser servido mais refrescado, creio que ao redor dos 8º C, combinando muito com nossos dias calorentos. Foi o vinho branco que escolhi, até pela relação Preço X Qualidade, pois toda a linha Reserva, custa R$ 49,00.
3-Isla de Maipo Carmenère Reserva 2009 com 14% de álcool. Muita fruta no nariz, boa acidez, confirma em boca as frutas, baunilha da madeira. Passa 6 meses por barricas 1/3 usadas, 1/3 inox e 1/3 com aduelas: aqui cabe dizer que é muito inteligente, honesto e verdadeiro, quando se reconhece que as aduelas também podem, na medida certa e com supervisão do enólogo, serem benéficas ao tratamento que se queira dar aos vinhos, contanto que seja um método explicado. Parabéns Eduardo!.
4-Isla de Maipo Syrha Reserva 2009 com 14,5% de álcool. Muita fruta e floral aparecem logo, as especiarias e mineral demoram um pouco, mas estão presentes, aumentando a complexidade deste vinho.Em boca, boa acidez, confirma as frutas e especiarias, aparecem tanto em boca como no olfato um sutil mineral e algo de canforado, mentolado, após algum tempo de descanso na taça.
Passa 6 meses por madeira, com 2/3 entre barricas mais velhas e menos usadas e1/3 inox.
5-Isla de Maipo Cabernet Sauvigno 2010 com 13,5% de álcool. Dos tintos, meu preferido.
Chega logo com aromas mais animais no nariz, algo de charcutaria (aquele misto de parafina e salgado dos salames), frutas maduras. Em boca confirma as frutas, aparecem pela primeira vez, ao menos para mim, taninos presentes , firmes e macios, do jeito que gosto.
Usa os mesmo sistema de barris que o anterior. Ótimo para carnes vermelhas grelhadas ou cozidas de bovino e cordeiro. Porco, suas partes mais gordas também, pois o álcool ajuda. Carnes de caça idem.
6-Isla de Maipo Gran Reserva Carmenère 2010 com 13,5% de álcool. Este vinho não havia ainda chegado ao Brasil, foi uma cortesia do Eduardo e do Caio Gurgel, diretor da importadora traze-lo para a prova. Frutas e toques florais aparecem logo, em boca boa acidez, corpo mais expressivo, confirma as frutas, longo, aparecem algo de animais, passa por barricas de 2º e 3º usos por cerca de 11 meses.
Uma característica dos seus vinhos é não sobrepujar a madeira sobre o frutado, floral e especiarias que a maceração traga, sem perder como disse o Eduardo a elegância e o frescor.
Vinho Sul
www.vinhosul.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: