sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Degustação na Casa da Fazenda



Meninas e meninos,
Ontem fui com vários amigos de ofício, incluindo-se ai, o amigo Neuri, sommelier dos bons, e responsável pela carta e adega do local, fazer um “exaustivo” trabalho de degustação para uma revista de prestígio, e da qual não posso falar muito, pois a matéria será publicada em breve. Mas, como todo trabalho que demanda concentração e denodo, a fome bate forte, principalmente sabendo que local escolhido, o Restaurante Casa da Fazenda do Morumbi, onde o meu amigo Chef Ivan Achar, um dos responsáveis pela renovação da gastronomia paulista caipira, e Brasileira, nos brindaria com um cardápio para ninguém botar defeito.
Eu em particular, fã deste jovem artista, estava na expectativa do cardápio elaborado para a ocasião, lembrando que os vinhos deveriam "combinar" e não me desapontei.
Gostei de todos os pratos, mas dois deles me encantaram pela sofisticação ao utilizar produtos bem Brasileiros:
A entrada, um creme de pupunha, tartar de Surubim defumado, ar de açafrão, e um toque italiano com pinolis tostados e o primeiro prato, lulinha recheada de moqueca de caranguejo, sobre bolinho de feijão fradinho, creme de bacalhau e farinha de camarão seco.
O creme do palmito é “gelatinado”, isto mesmo, a textura se completa com gelatina, um show. Na seqüência o outro prato que me levou ao etéreo, a lulinha.

Não queiram adivinhar, têm que experimentar, uma miríade de sabores que se completam num todo fulgurante....
Observaram como estou usando termos que em geral não utilizo? Bem, foi uma maneira que achei de dar a ênfase necessária à minha descrição: Perdoem-me pela verve, mas desta vez, creio que possa faze-lo.
Na seqüência o Pirarucu sobre arroz vermelho e requeijão do norte, creme de castanha do Pará, Maracujá com pimenta, coulis de pimentão e pesto de alfavaca, prato colorido, rico e saborosíssimo.
Para completar, bolo de castanha do Pará com mousse de banana e caramelo toffe.
Agora me digam: como posso seguir a recomendação do Borges, meu médico, também um enófilo de boa cepa, e fugir destas tentações?
Claro que harmonizamos os pratos com os vinhos, mote da degustação.
Coloquei só a foto da lulinha, até porque o Beto postou no facebook o Pirarucu.
Casa da Fazenda
www.casadafazenda.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Paulo Sampaio disse...

Caro Álvaro, realmente o jantar estava fantástico! Fechamos a degustação em grande estilo!

Álvaro Cézar Galvão disse...

Amigo Paulo, sinceramente fiquei super dividido entre colocar a foto da entrada de creme de Pupunha,e a lulinha, já que o Beto já colocara a do Pirarucu.
Obrigado pela interatividade, e desculpem-me todos pelos "facebook's"posts repetitititidodododossss.Não foi minha culpa.
Abraços de luz