quinta-feira, 15 de março de 2012

Denominación de Origen Toro faz degustação importante em São Paulo.

Meninas e meninos,
Depois de ficar sem laptop ontem devido às falhas da Eletropaulo, antes de viajar ao Canadá para onde saio daqui há algumas horas, não podia deixar de comentar sobre esta degustação.
Primorosa no aspecto vinhos, pois Toro já não apresenta os vinhos rústicos e desequilibrados em madeira de outrora.
Conserva suas particularidades, muito bem expostas pelo amigo Marcelo Copello, que conduziu uma degustação comentada para nós, jornalistas e experts nos vinhos, em conjunto com Amâncio Moyano, presidente do conselho D. Origen Toro.
Foram 13 amostras que muito agradaram, todas com a uva Tinta de Toro, parente da Tempranillo, uva autóctone da região, que segundo reza a estória, os romanos no ano de 210 a.C, sendo uma das poucas cepas que resistiu à filoxera.
Mas aqui vão alguns destaques meus:
-Monte Toro Selección 2009 da Bodega Ramon Ramos,
Elegante, floral e com aromas de frutas, lembrando bananada, boa acidez e equilíbrio entre álcool de 14% e taninos.
-Elias Mora Crianza 2008 da Bodega Elias Mora, aromas mais animais, tostados, com pimenta e frutas, equilíbrio entre taninos e acidez muito bom. Gostei muito deste vinho, faz meu jeitão de vinho!
-Liberalia Cuatro 2007, da Adega Liberalia, mais mineral e cânfora no olfato, sem perder as frutas.
Piedra Platino Selección 2004, da Piedra Bodega Y Viñedos, sua cor não mostra a idade, frutado exuberante, animal e sutil especiarias, também algo lembrando embutidos.Em boca confirma o nariz, equilibrado, ainda com taninos presentes e boa acidez.Álcool 14%.Foi meu segundo vinho do painel.
-O vinho que elegi foi o Gran Colegiata Campus 2006 da Bodegas Fariña.
Vinho feito com vinhas de 50 a 140 anos de idade.
Fermenta em inox, e vai para tonéis de carvalho onde faz a malolática.Permanece por 15 meses em barris de carvalho francês novos.
Frutas maduras no olfato, tostados, café, especiarias, hortelã, em boca confirma o olfato em frutas maduras e doces, especiarias, acidez impecável e muito equilíbrio entre esta e os taninos e álcool de 14%. Longo, encorpado, ótimo para gastronomia, pensei logo em cordeiro, galinha D’angola, uma fabada Asturiana, uma bela rabada.Eu não parava de pensar em comida...
Parabéns aos organizadores, dentre eles a linda amiga da Vindima Wine Consulting Patricia Nudelman, aos amigos da Baco Multimídia Marcelo Copello, Marco Merguizo e Sergio Queiroz, e à Denominación de Origen Toro, com todos os produtores envolvidos representados por Amâncio Moyano.
Bodegas Fariña
www.bodegasfarina.com
Denominación de Origen Toro
www.dotoro.com
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: