quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bodegas Valdemar e o seu nobre Conde de Valdemar.

Meninas e meninos,
Tenho a oportunidade de degustar belos vinhos, cervejas, cachaças e destilados, mas quando os vinhos são da qualidade dos vinhos da Bodegas Valdemar, não tenho como não ficar entusiasmado, até porque tenho vivo na memória que a melhor harmonização com bacalhau, gastronomia feita pelo saudoso primo Saul Galvão, onde presentes estavam os confrades e meus queridos amigos Amarante, Ennio Federico e Clóvis Franco, foi com o Conde Valdemar Viura fermentado em barrica.
Mas indo direto aos vinhos, degustei o Inspiración Valdemar Tempranillo Blanco 2009, uma mutação da Tempranillo, percebida nos vinhedos em 2001, passa por barricas 3 meses, álcool em 13%, frutas maduras no nariz e em boca, acidez média, algo adocicado no olfato com as casas do doce de laranja.
O Conde Valdemar Viura 2010 Fermentado em Barricas 2010, muito exuberante, cítrico, a madeira se percebe ligeira e boa em boca, álcool em 13%.
Os da linha Valdemar, vinhos de entrada são todos adequados, o Rosado 2010 de Garnacha(85%) e Tempranillo, o Tempranillo 2011, varietal.
Os da linha Conde Valdemar, além do Viura fermentado em barrica, o Crianza, 2006 com Tempranillo(90%) e Mazuelo, estagia em carvalho 15 meses, macio e equilibrado No Reserva 2005, mesmo corte do Crianza, e quase o mesmo tempo em madeira, um ou dois meses mais, já aparecem os balsâmicos no nariz, taninos ainda presentes denotando, em conjunto com a acidez boa e álcool de 13,5% que ainda dura mais alguns anos.
Mas a linha Inspiración Valdemar, como o 2007, corte de Tempranillo(90%) e Graciano, que estagia por 10 meses em barricas, trazendo tostados, frutas e especiarias e o seu irmão Edición Limitada 2004, com Tempranillo(70%), Graciano(15%) e outros 15% de castas experimentais não mencionadas, são os vinhos que me chamaram mais a atenção, sendo o Edición Limitada meu preferido da mostra.
20 meses em barricas francesas novas, encorpado, notas florais e muita fruta no nariz, além de tostados, couro, especiarias, sendo confirmadas em boca as frutas maduras, especiarias, com taninos potentes e álcool de 14% é fino e equilibrado.
Com gastronomias mais gordurosas como uma rabada, com carnes como a costela bovina, os cortes de porco, com carneiro ensopado e assado e até caças, tanto de pena como de couro, irá muito bem. Com queijos mais maturados também deve harmonizar muito.
Quem importa os vinhos da Bodegas Valdemar é a Mistral
Mistral
www.mistral.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: