quarta-feira, 25 de julho de 2012

Champagnes Dom Caudron

Meninas e meninos,
Quando a minha linda e eficiente amiga Patricia Nudelman me disse faz uns 30 dias que em breve o Champagne Dom Caudron estaria no Brasil,
já com um pé, quase os dois, na negociação para sua importação, fiquei feliz em saber.
Primeiro porque estes champagnes são realmente muito bons, segundo, se ao final se concretizar, David Sibillote, seu diretor e descendente da família que deu origem ao nome da cooperativa, faz questão de aqui desembarcar com preços diferenciados.
Sua produção anual chega apenas ao redor das cem mil
garrafas, o que significa ser uma produção mínima, em se tratando destes
vinhos, ao menos quando pensamos nos mais conhecidos, que os fazem aos milhões de litros.
Um dos diferenciais da Dom Caudron é que seus champagnes contêm maioria no corte uma das uvas permitidas, mas que geralmente não é a estrela, estou falando da Pinot Meunier, que lhes dá um caráter mais adocicado na boca, um floral natural, e não passam de 9g/l de açúcar.
Quando recebi o convite da Lucia Paes de Barros, assessoria de imprensa da Dom Caudron, fiquei ansioso para ver se minhas impressões anteriores se confirmariam, pois sabemos que os vinhos se modificam e nós também, aliás, somos diferentes todos os dias, pois ambos estamos vivos, evoluindo(às vezes acontece também em ambos, de ao invés de melhorar, piorar, mas não foi o caso).
Só para relembrar, os champagnes Dom Caudron são vinificados em uma cooperativa que agrega 70 produtores que em média possuem de 1 a 2 ha de vinhedos, totalizando 120 ha.
O nome, vem do padre da localidade de Passy-Grigny em Marne, que em 1929 emprestou $1000 Francos aos 23 agricultores na época, para fundarem a cooperativa, dando início às atividades vitivinícolas.
Voltei a degustar os Cuvèe Brut vinificada com 100% Pinot Meunier, com sutil mineralidade, frutas maduras e aquele floral que descrevi, além dos tostados de pão das leveduras.
O Camille Philippe, um Cuvèe Brut Rose, 80% Pinot Meunier, 10% Chardonnay e 10% de um vinho tinto regional. Para mim, ano passado tinha sido meu preferido, e continua sendo. Espetacular, na cor mais viva, um rosado vivo, lembrando geléia caseira de pitanga silvestres, aquelas mais clarinhas, frutas mais frescas, o floral lembrando mel, boa acidez e especiarias no
retro-olfato. Seu perlage é consistente e duradouro. Garanto que em uma ocasião romântica, acompanhado da pessoa amada, fará milagres.
Champagne Dom Caudron Cuvée Cornalyne, 100% Pinot Meunier, mais dourado na cor até em virtude da passagem de 50% do vinho base por madeira, deixando um lácteo que garanto, harmoniza muito bem com queijos, especialmente o Camembert e o Brie, trazendo também algo de especiarias, é o mais cítrico dos vinhos, no nariz e no palato, lembrando frutas como limão
galego.
Pela primeira vez degustei o Champagne Dom Caudron Millésimée 2005, 50% Pinot Meunier e 50% Chardonnay, passando todo o vinho por madeira, e o corte mais tradicional da casa.
Até pelo exposto acima, também o que se revelou com mais tostados no olfato, frutas secas, cítricos aparecem, e as especiarias também.
Pena que novamente não tenha degustado a linha toda, ficou faltando o Cuvée Vielles Vignes, também 100% Pinot Meunier.
Vejam o que disse ano passado sobre o Camille Philippe :
Champagne Dom Caudron Camille Philippe, este tem 80% Pinot Meunier, 10% Chardonnay, e 10% de vinho tinto regional, sua cor é linda, um salmão mais vivo, brilhante.
Borbulhas delicadas, não tão explosivo em boca, mais para o aveludado.
Olfato com frutas abundantes, desde o morango, que para mim se sobressai, até cerejas, algo de marmelo, e um floral gostoso, lembrando o mel.
Confirma em boca principalmente o morango e cerejas, algo de ameixa e novamente aquele adocicado, apesar dos 9 g/l de açúcar. Álcool ao redor dos 12%. Não foi dos mais longos em boca, mas deixa um gostinho de tentação, como o sabor do beijo da mulher amada depois de comer o morango que ficou na taça do Champagne... o depois, fica por conta da imaginação de vocês.
Informações com as lindas meninas que fazem o marketing da cooperativa no Brasil.
Caroline Putnoki
caroline.putnoki@cap-amazon.com
Patricia Nudelman
patricia@vindimawineconsulting.com.br
Champagne
Dom Caudron
http://www.domcaudron.fr/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: