terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vinhos da linha Yali da Ventisquero, comentados pelo seu enólogo Sérgio Hormazabal.



Meninas e meninos,
Durante um almoço dos mais descontraídos e ao mesmo tempo instrutivos, o amigo Sergio Hormazabal, enólogo da Yali, cuja tradução indica a melhor representação da natureza tratada com respeito e sustentabilidade dentro da Viña Ventisquero, nos mostrou alguns de seus vinhos, que são importados pela Domno Brasil, uma empresa do grupo Famiglia Valduga.
Vinhos que além da inovação que a Ventisquero imprime, trazem a modernidade e equilíbrio, da mesma maneira com que tratam a natureza e seus habitantes, sejam a fauna, a flora ou fauna, sem esquecer os homens que nela e dela vivem.
Começando pelo nome Yali, que é um pássaro da região, passando pelo peso das garrafas, que em geral são de 10% a 12% mais leves, seguindo pela compensação das emissões de gás carbônico geradas com o transporte, fato este desde 2008.
Sergio nos mostrou seu belo Sauvignon Blanc 2011, aromas de frutas cítricas, floral, sutil mineralidade.Em boca confirma as frutas principalmente, é fresco e alegre, bom vinho para gastronomias leves como os frutos do mar.
Também o Cabernet Sauvignon Gran Reserva 2008, vinho pleno, encorpado, que apesar de seus 14,5% de álcool, está em equilíbrio com uma bela acidez, e taninos. Aromas de frutas, pimenta do reino, tostados, chocolate. Em boca as frutas aparecem mais para geléias, confirma o chocolate, e algo de caramelado que pode ser aquele açúcar queimado de fundo de tacho de geléia de frutas.Para gastronomia ideal para as carnes vermelhas grelhadas, ensopadas, algumas caças tanto de pelos como de penas e queijos mais maduros.
O Pinot Noir 2010, da linha National Reserva, é fresco, agradável, vinho fácil de se beber e de se gostar. Aromas bem frutados e florais, pimenta sutil, especiarias e algo de mineral, em boca confirma as frutas, o mineral aparece mais no retro-olfato, e as especiarias se apresentam como o cravo. Lembrei-me de imediato de aves assadas ou ensopadas para acompanhar este vinho, e porque não alguns peixes mais firmes e de sabor acentuado como o Atum, a Anchova Negra, preparados com ervas?
O Carmenere Limited Edition 2009 um D.O Valle Del Maipo, aromas com muita fruta madura, ameixas e cerejas negras, chocolate e baunilha aparecem, algo de animal vem com o passar do tempo em taça e as especiarias como canela e noz moscada também. Em boca confirma as frutas maduras, o chocolate e as especiarias, equilibrado em álcool na casa dos 14% e taninos redondos, boa acidez, vinho para carnes vermelhas grelhadas, ensopadas e braseadas.
Sou fã declarado da Viña Ventisquero, e aí incluo sua equipe de enólogos, que não deixando a técnica de lado, não se negam a ousadias e experimentos, tanto de novos terroirs, como de cortes entre as variedades, com mais ou menos barricas, estas novas ou usadas, enfim, não param no tempo.
Domno do Brasil     
www.domno.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão                                                                           

Nenhum comentário: