terça-feira, 16 de outubro de 2012

APROMONTES-Associação dos Produtores de Vinhos dos Altos Montes


Meninas e meninos,
Estive a convite da Apromontes- Associação dos Produtores de Vinhos dos Altos Montes, em uma muito bem organizada press trip, onde a experiência dos amigos Lucinara Masiero da Conceitocom e Janquiel Mesturini da Dialoga, que hoje faz parte da Conceitocom Brasil, fez toda a diferença.
Conhecendo vinícolas nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, localizadas na Serra Gaúcha, o roteiro enoturístico dos Vinhos dos Altos Montes é formado por onze vinícolas: Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Luiz Argenta Vinhos Finos, Sociedade de Bebidas Panizzon, Vinhos Fabian, Vinícola Góes e Venturini, Fante Indústria de Bebidas, Sociedade de Bebidas Mioranza, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Viapiana e Vinícola Salvador. Altos Montes surgiu em 2002, com o objetivo de desenvolver e incentivar a pesquisa viti-vinícola, bem como a qualificação dos vinhos e de seus derivados, além de desenvolver ações que promovam a organização de área geográfica determinada para a produção de vinhos finos, visando sua certificação de origem, divulgação, comercialização e estimulação do potencial turístico da região. Atualmente o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos dos Altos Montes – é o Sr. Paulo Tonet, sócio-proprietário da Terrasul Vinhos Finos.
A região Flores da Cunha – Nova Pádua caracteriza-se por apresentar montes, também conhecidos como serras de 600 a 800 metros de altitude. É uma zona semi-montanhosa, com alta amplitude térmica, o que significa baixas temperaturas no inverno, com incidência de neve nos picos mais altos e, no verão, altas temperaturas durante o dia e baixas temperaturas durante a noite. Para os vinhedos, quanto maior a amplitude térmica, maior a coloração das uvas, além da fertilidade do solo rico em nutrientes, resulta nos vinhos boa estrutura, aroma e acidez. Esse terroir faz com que os Vinhos e Espumantes produzidos nos Altos Montes, tenham uma característica impar e um sabor inigualável. Ressalta-se que as vinícolas pertencentes aos Altos Montes, possuem um alto padrão tecnológico para vinificação, originando vinhos e espumantes de qualidade superior.
Entre as cepas tintas, se destacam a Cab.Sauvignon, Merlot, Ancellotta, Refosco, Montepulciano, Tannat, e as brancas Chardonnay, Malvasia de Cândia, Moscato Giallo e Sauvignon Blanc.
Além de degustar bons vinhos, o turista que fizer o roteiro enoturístico, terá muita gastronomia boa, locais de vista deslumbrante, a originalidade da colonização italiana, tudo aliado à modernidade e tecnologia hoje postas ao alcance.
Volto a comentar em outras postagens sobre os vinhos e as vinícolas visitadas, que não ficaram apenas nas associadas Apromontes, pois também visitamos as associadas da Aprovale,e apesar de conhecer os produtos de muitas delas, me surpreenderam agradavelmente, pois sou um defensor intransigente dos vinhos Brasileiros, mesmo não concordando com salvaguardas e que tais, tiradas da cartola.
Conceitocom
www.conceitocom.com.br
Dialoga
dialogacomunicacao@gmail.com
Apromontes
www.apromontes.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: