sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Nasce uma nova empresa com o selo de garantia Decanter


Meninas e meninos,
Adolar Hermann e seus preciosos colaboradores, destacados como alguns dos melhores profissionais de cada segmento, e com os quais privo de uma amizade sincera, acompanhado da linda e eficiente Fernanda Fonseca, assessora que como já disse antes sobre os colaboradores, se destaca na área de assessoria de imprensa, em almoço, nos convida a conhecer a nova empresa do grupo da Decanter Importadora de Vinhos, a Cálix by Decanter.
Esta seguirá com certeza os passos da empresa mãe, e se formou pela necessidade estratégica e ético-moral de se representar produtores de um mesmo país, de mesma região e com produtos tão primorosos quantos os já aqui representados pela Decanter, que sem ferir sua linha de conduta, agora pode expandir seu catálogo, para nossa sorte e de todos os enófilos apaixonados pelos produtos seletos da empresa.
E começamos muito bem, com a presença do produtor Federico Benegas da Bodegas Benegas.

A Finca Libertad, plantada no começo do século passado, uns 30 anos depois que Don Tiburcio Benegas fundou a Trapiche no ano de 1883, se localiza na costa do Alto rio Mendoza, a 800 m de altitude com cerca de 40 ha.
A família Benegas sempre se concentrou na elaboração de grandes e vinhos, para isto, usando suas origens francesas, adotou o lema que um vinhedo passa a expressar toda a sua qualidade à partir de 30 anos de idade, e as cepas vindas de lá, como as Cabernet Sauvignon e Franc, Petit Verdot, Merlot, Pinot Noir, Syrah e Chardonnay.
Federico Benegas Lynch, reconstituiu estes vinhedos, que hoje em média apresentam idades como Cabernet Franc de 120 a 80 anos, Cabernet Sauvignon de cerca de 60 anos, Sangiovese de 50 anos e Merlot de 20 anos, claro que muita destas parreiras ainda são pés francos, pré-filoxera!
Todas em espaldeira, menos os Chardonnay com cerca de 20 anos, em “parral”, ou latada.
Degustei os vinhos pela ordem:
-Benegas Sangiovese 2008, vinhas de 90 anos, 14,5% de álcool, 12 meses em barricas francesas, com produção de não mais que 10.000 garrafas, aromático, frutas nítidas confirmadas em boca, boa acidez.
-Benegas Syrah 2008, vinhas de 60 anos, 14% de álcool, 12 meses em barricas francesas, produção de cerca de 15.000 garrafas, muitas especiarias no olfato, floral, lácteos, confirmando em boca o lácteo o frutado.
-Benegas Finca Libertad 2008, C.Sauvignon plantado em 1927(34%); C.Franc plantado em 1888(33%) e Merlot plantado em 1962, 14,5% de álcool, 18 meses em barricas francesas novas, produção de não mais que 40.000 garrafas, lácteo, floral, frutado abundante, sutil mineral, confirmando em boca o frutado, o mineral, acidez ótima, bem equilibrado, um dos que mais me agradou, bom para harmonizações variadas, como carnes bovina, ovina e suína em várias cocções, caças de pena e queijos.
-Benegas Lynch Cabernet Franc 2006, vinhas plantadas em 1888, 14,5% de álcool, 18 meses em barricas francesas novas, frutado, algum cítrico, especiarias, chocolate, em boca confirma o frutado, as especiarias principalmente o cravo e a noz moscada, acidez ótima, equilibrado, longo, delicioso. Harmonizações como as carnes ensopadas mais gordurosas, caças de pelo, uma polenta com funghi, queijos.
-Benegas Lynch Meritage 2006, C.Franc  vinhas plantadas em 1888(50%); C.Sauvignon(30%); Merlot(15%) e Petit Verdot, 14,5% de álcool, 18 meses em barricas francesas novas.
Pimenta, frutas e certo floral, em boca a pimenta aparece como o ardido do eugenol do cravo, acidez boa taninos idem, complexo e completo.
Para o almoço, uma entrada fria, e depois um bife ancho, e comecei pelos vinhos:
-Clara Benegas Chardonnay 2010, vinhedos do Vale de Uco a 1200 metros de altitude, corte de Chardonnay(70%) e Sauvignon Blanc, 13,5% de álcool, frutado, cítrico, fresco e jovial.
-Juan Benegas Malbec 2009, 14,5% de álcool, 12 meses em barricas francesas média tostagem, com um frutado bem definido para ameixas e cerejas, floral marcado, confirmados em boca o frutado, um certo lácteo e aromas de tosta. Muito bom para o bife do almoço, um cordeiro, aves, enfim, bem eclético em harmonizações.
-Benegas Cabernet Sauvignon 2009, vinhas plantadas em 1937, 14,5% de álcool, 12 meses em barricas francesas, outro bom vinho, equilibrado, muita fruta madura, sutis café e caramelo, confirma em boca as frutas, o caramelo, longo, taninos bons e equilibrados com uma boa acidez, ótimo também com carnes vermelhas, porco, ensopados mais vigorosos com carnes, preparações com cogumelos e aves assadas.
Parabéns às famílias Decanter e Cálix
Cálix Vinhos
http://www.calixvinhos.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: