quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Colorado Demoiselle com fava de Baunilha. Só 12 felizardos sabem o que é!

Meninas e meninos,
Tive a grata satisfação de ter recebido uma das únicas 12 garrafas da mais nova experimentação do mestre cervejeiro Patrick Zanello da Cervejaria Colorado.
Calma que já explico, mas como, ainda ao menos, não há indícios de que seja uma produção, vamos com calma e a chamo de experimentação por este motivo.
Bem, todos que lêem minhas matérias e artigos sabem da minha predileção pelas cervejas de alta fermentação, principalmente as tipo Ale, das quais as Stout e Porter fazem parte.
Sempre que posso, experimento e comento com vocês as cervejas que são lançadas e outras tantas que me pedem avaliação sensorial.
Desta vez, a Colorado me enviou uma das únicas 12 garrafas, como já disse, da experimental Colorado Demoiselle Baunilha. Vejam o que me disse o Patrick:
“O que eu fiz foi usar a mesma receita da Demoiselle, porém adicionei baunilha em uma fase final de maturação ( processo chamado de dry hopping ). Como o resultado foi bom, meu chefe me pediu para usar as mesmas favas de baunilha que usei para fazer essa cerveja e colocar uma fava em cada garrafa, fazendo assim um dry hopping na garrafa. Fizemos então apenas 12 amostras ( garrafas ) e mandamos para alguns jornalistas e pessoas do meio”.
A Demoiselle, que leva café na formulação é uma Porter feita com maltes importados da mais alta qualidade e o melhor café da região da Alta Mogiana. O café é comprado direto do produtor, moído e torrado com rigoroso critério e macerado em água fria para só então ser adicionado ao mosto cervejeiro, evitando desta forma que o café perca seu maravilhoso aroma.
Para quem já degustou a Demoiselle, sabe que ela traz um aroma de café inconfundível, que a Mademoiselle com Baunilha conserva, mas acrescenta aromas adocicados de caramelo e capuccino (algo de leite em pó, ou condensado com café).
É mais encorpada, com untuosidade que lembra a manteiga de cacau, com leve amargor final que não compromete seu retro-olfato.
Pareceu melhor no paladar que no olfato, já que com o retro-olfato tive maior leque sensorial. Boa para a gastronomia, na medida em que podemos harmonizar tanto salgados como doces e agridoces.
Quer uma dica? Brownies e Tiramissu devem ficar divinos acompanhados desta cerveja.
Para os salgados, assados de peixes de couro que são mais gordurosos e fortes, creio que ficarão muito bons.

Cerveja equilibrada, com boa persistência, fácil de gostar.
Degustei-a ao redor dos 6ºa 7ºC .

Obrigado aos amigos da Colorado por esta incrível experiência, ainda mais seleta pela quantidade feita.
Cervejaria Colorado
http://www.cervejariacolorado.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

4 comentários:

Bia Amorim disse...

Álvaro, tive o grato prazer de prova-la também. Quem sabe um dia essa Demoiselle especial possa ser produzida, assim como a nossa Íthaca, mesmo poucas garrafas.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Bia, concorda com o que descrevi?
Obrigado pela interatividade.
Beijos de luz
Álvaro Cézar Galvão

Sulivan disse...

Puxa, que inveja de vocês. Infelizmente não tive a chance de prova-la, mas confesso qeu estoou torcendo para que ela entre na linha de produção.

Abraços
Sulivan
http://clubier.com

Álvaro Cézar Galvão disse...

Sulivan deixe estar que a Colorado não dá ponto sem nó!
Creio que em breve teremos boas notícias.
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão