sexta-feira, 10 de setembro de 2010

IBRAC LANÇA CONCURSO PARA ELEGER LOGOMARCA PARA O DIA NACIONAL DA CACHAÇA


Meninas e meninos,
Recebi a informação que desde a Expocachaça realizada em Belo Horizonte ano passado, foi configurado o dia 13 de Setembro para se comemorar o dia nacional da cachaça, e que o mesmo, já um projeto de lei, se encontra em tramitação na câmara, como poderão ver abaixo.
Também o IBRAC-Instituto Brasileiro da Cachaça lançou concurso para eleger a logomarca e já tem ganhador, restando ainda alguns trâmites legais para sua melhor divulgação.
Para quem tiver a curiosidade de ver a logomarca, veja no IBRAC
Como uma das minhas bebidas favoritas, destaco que as marcas Cambraia; Dedo De Prosa; Fogo de Minas; Leblon; Poesia e Weber Haus, são dignas representantes, dentre outras centenas de boas cachaças.
Lembrando do movimento Salve a Caipirinha que a Cachaça Leblon vem fazendo.
Vejam o que o IBRAC me mandou:

Lançado em 02 de agosto de 2010, pelo Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC, o Concurso Cultural para Escolha da Logomarca para o Dia Nacional da Cachaça, a ser comemorado no dia 13 de setembro chega a sua fase final.
Durante o processo de votação entre os associados do IBRAC foram analisadas nove propostas de logomarcas elaboradas por quatro empresas de comunicação. As empresas que enviaram propostas foram:

- Loducca Publicidade (SP)
- Free.ad Publicidade e Propaganda (SP)
- E-co Comunicação e Marketing (DF)
- Bolero Serviços em Comunicação e Publicidade (CE)

Desse processo de votação entre os associados do IBRAC foram escolhidas duas propostas finalistas de autoria das empresas Bolero Comunicação e E-co Comunicação e Marketing que serão submetidas ao voto popular no site do IBRAC. O período de voto popular para escolha da logomarca foi de 24 de agosto a 7 de setembro de 2010.
Foram contabilizados um total de 481 votos e com uma diferença de apenas 3 votos, a vencedora foi a logomarca criada pela empresa Bolero Comunicação.
Proposta 1 - Criação: Bolero Comunicação - 242 votos (50.3%)
Proposta 2 - Criação: e-co Soluções em Comunicação - 239 votos (49.7%)

Sobre o Dia Nacional da Cachaça – 13 de setembro:
Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana–de–açúcar. A história do desenvolvimento da Cachaça, bebida de sabor único, está ligada diretamente a história do nosso país, desde a época da colonização, tendo, portanto, influência significativa na formação sócio–antropológica brasileira. A Cachaça é o primeiro destilado da América Latina.
A iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC para a criação do Dia Nacional da Cachaça foi lançada em 5 de junho de 2009 na feira Expocachaça, em Belo Horizonte. Essa iniciativa se transformou em projeto de Lei no. 5428/2009, de autoria do Deputado Valdir Colatto, que tramita na Câmara dos Deputados e institui o dia 13 de Setembro como o Dia Nacional da Cachaça.
A data escolhida para o Dia Nacional da Cachaça tem motivo histórico, pois em 13 de setembro de 1661 a coroa portuguesa liberou a produção e comercialização da cachaça no Brasil após a pressão e rebelião dos produtores.
A história remonta ao ano de 1630, quando os portugueses notaram que o mercado da cachaça crescia e o produto tomava o lugar da bagaceira, produzida por eles a partir do bagaço da uva.
Em 1635, o rei de Portugal proibiu a produção e comercialização da cachaça com o objetivo de incentivar o consumo da bagaceira. A pouca fiscalização permitiu a continuidade do comércio da cachaça que, na clandestinidade, virou “moeda de troca”, chegando às colônias da África, para compra de escravos e produtos diversos, sendo que até para os quilombolas a cachaça representava dinheiro na compra de alimentos e produtos.
Em 1659, um novo decreto real proibiu o comércio da cachaça, com os portugueses apertando o cerco aos produtores com ameaças de deportação, apreensão do produto e destruição dos alambiques.
Em 1660, os produtores fluminenses lideraram uma rebelião e tomaram o governo da cidade. Era a Revolta da Cachaça, movimento que abriu caminho para a legalização da cachaça, que ocorreu em 13 de Setembro de 1661 por Ordem Régia.
O dia 13 de setembro perpetuará a importância da Cachaça como um dos símbolos mais representativos da identidade do povo brasileiro.
Cambraia
http://www.cachaca21.com.br/
Dedo de Prosa
http://www.cachacadedodeprosa.com.br/
Fogo de Minas
http://www.fogodeminas.com.br/
Leblon-Salve a Caipinha
http://www.salveacaipirinha.com.br/
Poesia
http://www.cachacapoesia.com.br/
Weber Haus
http://www.weberhaus.com.br/
IBRAC
http://www.ibrac.net
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Márcia Araújo disse...

Sou novata na arte de degustar essa bebida tão especial e versátil, mas sou 'aplicada' e tenho tido boas experiências e ótimas histórias pra contar.
Quero registrar meus cumprimentos à IBRAC pela iniciativa de lançar a de criar a data e o concurso pela logomarca, e a vc, Álvaro, pela pertinência em registrar o tema e mais ainda por prestigiar a Weber Haus, produtora de minhas cachaças prediletas!
Abraços! Feliz dia da cachaça a todos nós brasileiros.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Márcia, obrigado pelas observações.
Nossa cachaça não fica devendo nada para as boas bebidas destiladas conhecidas no mundo.
Coloquei o link de algumas cachaças que recomendo, mas há outras.
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão