segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vins de Provence para o calor, nada menos do que fantásticos.


Meninas e meninos,
Terminando Janeiro e o calor cada vez mais forte nos torna ávidos por bebidas refrescantes
Vinhos provenientes do Sudeste da França são tudo de bom no que concerne aos brancos rosados e espumantes, pois são vinificados para serem degustados logo, servidos mais refrescados e são ótimos acompanhamentos de entradas e pratos mais leves, não que não o possam também existir os mais corpulentos.
A Provence é o primeiro vinhedo produtor de vinhos rosés de qualidade no mundo. Estes vinhos frescos e frutados, próprios mesmo para dias de maior calor, trazem em si todas as novas tendências de consumo: vinhos mais diretos ligados aos prazeres simples, espontâneos, sem cerimonial e claro, ideais para serem compartilhados.
A Provence vinícola conta com mais de uma dúzia de variedade de uva, e diversas AOC, sendo as principais:
-Coteaux d'Aix-en-Provence: Sobre as terras de Cézanne, este terroir de solos argilo -calcários, sol e mistral (vento frio regional), produz tintos brancos e rosés.

-Coteaux Varois: Reflexo perfeito do interior da Provence, este vinhedo é protegido pelas montanhas que o cercam. típicas.

-Côtes de Provence: Extraindo sua força em solos pouco úmidos, estes vinhos enriquecem-se do mistral e da luminosidade tão típica da Provence. Os cincos terroirs que compõem este AOC dão tintos amplos, estruturados e generosos, brancos aromáticos de grande classe, e distinguem-se principalmente na arte do rosé. Autêntica tradição, a elaboração de rosé Côtes de Provence pede um "know how" específico e produz vinhos secos, frutados e elegantes, cuja coloração luminosa não se assemelha a nenhuma outra.

-Côtes de Provence Sainte-Victoire: Ao leste da cidade de Aix-en-Provence, este terroir produz tintos potentes e sedosos, rosés finos e elegantes e brancos vivos e aromáticos.
Algumas das variedades de cepas viníferas:
Tintas
Syrah
Grenache
Cinsault
Tibouren (autóctone)
Mouvèdre
Carignan
Cabernet Sauvignon
Brancas:
Rolle(Vermentino)
Ugni Blanc
Clairette
Semillon
Bourboulenc Doillon
Para saber mais sobre esta região e desfrutar de seus vinhos, que se encontram em várias importadoras aqui no Brasil, consultem meu amigo Raphaël Allemand, que aparece na foto comigo, brindando aos bons vinhos da região, representante da EOC International Brasil em São Paulo.
http://www.eoc-international.com/
11-3032 8290
Vins de Provence
www.vinhosdeprovence.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Confraria2panas disse...

Álvaro,

Assino embaixo!!! Há grandes rosés trazidos pelo Raphael. Já tive a felicidade de provar algúns. E neste verão, o rosé é uma ótima pedida... é refrescante e muitos trazer uma complexidade que podemos acompanhar muito bem uma refeição.

abraço,
Evandro

Álvaro Cézar Galvão disse...

Apoiadíssimo!!!
Verão e Provence são quase um complemento...
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão