quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Gastronomia Equatoriana em São Paulo

Meninas e meninos,
Minha eficiente e linda amiga Vera Leal, diretora de eventos da H3Design e Comunicação, me enviou um convite que muito me despertou a curiosidade: conhecer a gastronomia Equatoriana.
O escritório Pro Ecuador, representado no Brasil pelo Sr Daniel Carofillis, junto ao Embaixador Sr Javier Ponce. Cônsul Geral do Equador em São Paulo, mais o Sr Francisco Garcia Gerente Geral do Hotel Intercontinental e o Sr Diego Castagnet da AviancaTaca, formaram a mesa, juntos ao jovem e premiado Chef Santiago Chamorro, convidado para em São Paulo, perpetrar um festival de gastronomia Equatoriana, que confesso, nada ou quase nada conhecia.
Antes, porém de falar do festival e do Chef Santiago Chamorro, devo dizer que as palavras de Ponce e Carofillis me despertaram o desejo de conhecer de perto este país, que é o de maior biodiversidade do mundo por quilometro quadrado, tem várias cidades tombadas como patrimônio histórico, nunca teve um levante armado e respeita sua população indígena.A distribuição da renda coma venda de artesanatos e souvenires, se dá naturalmente, pois fica no local da venda, para os que a venderam, não é simples?
Com 34 anos e amante das artes culinárias desde seus cinco anos de idade, o Chef Chamorro costuma se definir como adepto da cozinha de autor, e para isso, durante diversos anos pesquisou os ingredientes mais típicos, sempre tendo em mente a valorização da gastronomia local, querendo com os estudos, e hoje transformado em 180 receitas contidas num premiado livro, o Cocina de Autor, difundir a culinária Equatoriana.
Para o festival, Chamorro escolheu os ceviches como tema, aromatizados com os mais variados molhos, estes estarão ao lado de Risoto de Cevada com Coelho e Funghi Secchi; o Lombo Bovino Assado com Adereço de Rapadura de Maracujá e Canela Andina; o Atum com Escabeche de Sementes de Gila-Caiota, Physalis e Chochos(grão andino); e o curioso Tartar de Atum Branco com nuvem de Pau Santo.
Para sobremesas o Semi-frio de Rosas e Creme Inglês de Arroz; o Biscoito com Glacê de Macadâmia com Guille de Rosero e ao final um cafezinho Equatoriano.
Para embalar os comensais o músico Álvaro Sierra, cantor Equatoriano se apresenta durante o festival.
O livro de Chamorro, Cocina de Autor, recebeu o prêmio em uma das 4 categorias do Gourmand Cookbook Awards de 2011.
O festival de gastronomia Equatoriano ocorre entre os dias 29/09 e o1/10, sempre a partir das 19 hs no Restaurante Tarsila do Hotel Intercontinental-Al Santos, 1123-Cerqueira César ao custo de R$ 98,00/pessoa, sem as bebidas que são cobradas à parte.
Menu completo:
Estação Fria
Ceviche de Pescado e Polvo com Physalis e Azeite de Abacate
Ceviche de Camarões com Manga e Molho de Ostras
Salada de Trigo com Frango
Salada de Mandoca com Pernil, Figos Verdes e Groselhas
Espelho de Embutidos, Fiambres, Terrinas e Galantinas
Salad Bar-Palmitos, Alfaces, Tomates, Cebolas, Abacates, Vagens, Mellocos(tubérculo Andino) Cenoura e Pepininho.
Estação Quente
Sopas-Raspado de Verde com Mariscos Picantes e Vichyssoise de Cenoura e Pepininho
Pratos Principais
Além dos citados no texto, Medalhão de Peru com Molho de Lula, Nozes e Malta
Rocambole de Milho Branco Crocante, recheado com Queijo Curado
Gratinado de Ocas e Mashua(tubérculos Andinos)
Achogchas(legume Andino) Recheada
Sobremesas, além das citadas no texto, Mousse de Chocolate Branco com Centro de Tamarillo
Ecuador(bebida típica de frutas) com Molho Cremoso de Banana, Tamarillo e Coco
Sorvete de Paila(feito em panela de cobre).
Só a titulo de curiosidade o Equador tem belas bebidas destiladas de cana de açúcar, e fermentados de milho e cerveja(estes eu ainda não degustei, mas é só aparecer a oportunidade, que depois eu conto).
Informações Restaurante Tarsila
11 3179-2555
www.restaurantetarsila.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: