quinta-feira, 22 de setembro de 2011

KMM mostra vinho espetacular, um Riesling Australiano, o Petaluma Riesling 2008

Meninas e meninos,
Sobre a 6ª MIV-Mostra Internacional de Vinhos- Campinas, e ainda clamando veementemente para que os importadores, as vinícolas, os formadores de opinião e aos que amam os vinhos, repensem seu posicionamento sobre vinhos brancos, rosados e espumantes, atentando para o fato que nosso clima é mais que adequado para tais vinhos.
Aproveitando, descrevo aqui um dos vinhos presentes na mostra, espetacular, mas que por não ter sido enviado pela minha amiga Marli, da KMM, sempre eficiente e linda para ser julgado por nós, quando da pontuação dos TOP 5, não pudemos dele provar.
A Marli não viu uma categoria específica para brancos, apesar que, como já disse, uma importadora assim procedeu.
Vamos ao magnífico vinho, um dos melhores brancos que degustei este ano!

PETALUMA Riesling 2008 -HANLIN HILL

Clare Valley (Austrália do Sul)

Fermentado em inox, sem filtragem, só clarificado, mostra aromas de frutas brancas, como melão, pêra, sutil lichia, mineral abundante lembrando petrolato, e floral gostoso, sem ser enjoativo, pois ao menos a mim, quando muito perfumados, se tornam maçantes.Em boca confirma frutas, aparecem cítricos, algo como “limonada suíça”, que tem as cascas do limão batidas, portanto aquele “sumo, misturado com os óleos essenciais”.

Super refrescante, mais que adequado para acompanhar peixes, que podem ser tanto de escamas como os de couro, pois o álcool de 13% ajuda na gordura.

Com ceviche vai bem, com gastronomia Tai e Japonesa(os crus e condimentados), idem.

Massas com molhos lácteos queijos vários e entradinhas, vinho versátil. A vinícola garante que este vinho envelhece bem, ao menos por uns 10 a 15 anos, já estou com água na boca, só de pensar nele mais evoluído!

Enfim, creio que se estivesse com os outros vinhos quando os jurados escolheram os TOP 5, numa categoria brancos, por exemplo, ele teria sido aclamado.

Mas ainda está em tempo, o calor vem forte, a primavera chegando, e os vinhos frescos estarão com a palavra, assim torço, e sempre motivo aos amigos e leitores, para que tal aconteça.

KMM


Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: