quarta-feira, 21 de março de 2012

Vinho divertido com atitude séria!


Meninas e meninos,
Ao passar pela 4ª Avenida West, indo em direção ao mercado público, deparei-me com a frase escrita sobre uma edificação: “Grandes Vinhos São Feitos Aqui”.
Claro que não podia deixar de visitar o local, e Sylvie Tanguay, a proprietária, muito falante e risonha me pergunta: Quer fazer seu próprio vinho?
Deste momento em diante vi uma interessante e lúdica maneira de difundir a cultura do vinho, ao passar pela experiência em saber que há uma empresa como a Stomper’s In Kits.
Mas como funciona?
Sylvie importa a granel o concentrado de uvas viníferas, de várias partes do mundo, de várias cepas, como Chardonnay, Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon, Nebbiolo, Barbera, Carmenère, Tempranillo, Zinfandel, Pinotage, Malbec, Gewürztraminer, Riesling, Viognier, Pinot Gris, Grüner Veltliner, que vêm da Austrália, França, EUA, Alemanha, Itália, África do Sul, Áustria, Chile, Espanha, Argentina.
Mas e agora, o que fazer?
O kit ensina que a primeira fermentação deverá ser feira em recipientes de plástico de 23 litros, que serão suficientes para os fermentos agirem com temperaturas entre 22ºC e 24ºC (estou resumindo a operação por ser mais ou menos, de maneira “caseira” a etapa da fermentação alcoólica).
A transferência do resultado desta etapa ocorre por gravidade para um recipiente de vidro, um garrafão gigante, por gravidade e após 5 a 7 dias.
Durante aproximadamente 10 dias, ficará no garrafão, estabilizando e clarificando, sempre mantendo a temperatura nos mesmos patamares já descritos, são então adicionados os sulfitos que irão sanetizar e conservar o vinho, que no próximo passo, passará também por gravidade para outro garrafão para continuar a clarificação por mais 8 dias, quando então estará pronto(será?) para ser engarrafado.
Quase ia me esquecendo de dizer que no kit, já vem também um saquinho com chips de carvalho, que podem ser francês, húngaro, americano... seu vinho terá madeira na medida certa, sem perder o frutado, garante Sylvie.
Claro que o processo é algo mais elaborado do que acabo de descrever, mas o que importa é que a Stomper’s In Kits está a 18 anos fazendo vinhos assim, e com sucesso, pois Sylvie coleciona várias medalhas em concursos, vende o que produz, ensina a cultura do vinho, assim como os cervejeiros já fazem desde muito tempo, com os kits para cerveja caseira.
Geralmente os vinhos são embalados em BIB de 18 litros, ou mesmo em garrafas ao critério do cliente e com rótulos personalizados, que fazem parte dos kits.
Sylvie também faz, creiam-me, Sparkling, Ice Wine, Amarone, e um fortificado tipo Porto.
Seus preços variam ao redor dos U$ 180,00 em média para brancos e tintos, podendo chegar aos U$ 225,00 dependendo da procedência e da cepa utilizada.
Stomper’s In Kits
www.stompersinkits.com
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Hugo Mendes disse...

Que bela ideia! Muito bom!

Álvaro Cézar Galvão disse...

Porque nao faz tambem?