domingo, 3 de junho de 2012

DUETO ENOGASTRONÔMICO Brastemp Gourmet - Casa Cor 2012


Meninas e meninos,
Meu querido amigo e Chef dos mais competentes, Eudes Assis e sua premiada gastronomia caiçara, juntamente com os vinhos da Vinea Importadora, selecionados pelo também amigo e jornalista da revista Prazeres da Mesa, Horst Kissmann, em noite de festa, onde o sensorial e lúdico, dos cinco sentidos, voltados todos para o encontro dos vinhos e da gastronomia, presentearam aos atentos observadores presentes no espaço BGourmet, da Casa Cor 2012, com um requintado dueto enogastronômico.

Quando falo ou escrevo sobre a cozinha deste dedicado Chef, que sempre batalhou por mostrar em suas receitas a chamada cozinha típica local, que no seu caso é a do litoral paulista, ou mais comumente denominada caiçara, não tenho como não me entusiasmar e ficar emocionado, por sua gastronomia impecável, mas também pela amizade que desde o primeiro encontro nos uniu.
Caso Eudes não fosse o competente Chef que é, eu aqui falaria do amigo, mas, ele é um autêntico mestre no que faz, o que torna meu texto ainda mais fácil.
Quando me disse tempos atrás que faria com exclusividade um bolinho de Pupunha e o batizaria com o nome do blog deste que escreve, pensei em algo simples que ele faria, mas o link da receita segue aqui, para verificarem a mesma, que também foi mostrada em outra ocasião, na aula em um dos eventos magníficos organizados pela revista Prazeres da Mesa, o Prazeres da Mesa Ao Vivo.
Mas, desta vez, o Eudes mostrou um escondidinho de lulas ao pomodoro acompanhado de purê ao nero di sépia com farofa de pão e castanha do Pará, e esta fina iguaria serviu para que o enófilo e crítico de vinhos Horst Kissmann, selecionasse um Cava Brut Rosado Castillo Perelada, da importadora Vinea Alphaville, para a noite.
O talentoso Chef Eudes Assis, é considerado por críticos, jornalistas e gourmets o melhor Chef de cozinha do mar. Está em alta. Foi eleito em 2010 o Chef revelação da revista Prazeres da Mesa e ganhou premio de melhor restaurante de frutos do mar da revista Veja comer e beber 2010, aos poucos, seu nome vai encontrando uma brecha entre os grandes da gastronomia mundial.

Eudes começou na cozinha menino, aos 15, e de lá pra cá (está com 35), já rodou o mundo: estudou na Cordon Bleu francesa, estagiou nos melhores restaurantes na Europa, e passou três anos cozinhando num iate onde conheceu 23 países.
Eudes Assis já cozinhou com grandes nomes da gastronomia internacional como Alain Ducasse, Daniel Boulud e Ferran Adria.
Ano passado Eudes participou de um livro de gastronomia com Chefs renomados do Michellin, e a foto de seu prato "marmita" participou de uma exposição na Galeria Dupont, em Paris.
Atualmente Eudes Assis é o Chef do Restaurante Vinea Alphaville, onde apresenta pratos da cozinha contemporânea desenvolvidos com seu talento e criatividade. Entre os sucessos do Chef na Vinea, destacam-se os frutos da terra e do mar, mas também encantam as saborosas surpresas com os clássicos que interpreta, com aves, carnes, pastas, risotos. Com 250 rótulos selecionados entre os vinhos top do velho e do novo mundo, a importadora oferece prazerosas combinações para festejar seus pratos.
Na foto, créditos para Luiza Estima, temos? Horst Kissmann; Regina Volpato da Rede TV e Eudes Assis
Receita: Escondidinho de lulas ao Pomodoro com purê ao Nero di Sépia Com farofa de pão gratinado.
Rendimento 4 pessoas
Purê de batatas com Nero di sépia
400 gr de batatas
1 litro de caldo de peixe
50 gr de mateiga
2 envelopes de tinta de lulas
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe a batata com o caldo de peixe com o sal até que ficarem macias. Escorra a batata e passe pelo espremedor. Numa panela adicione a batata espremida, a manteiga e a tinta de lula, o sal e pimenta a gosto. Mexa bem até que fique um purê cremoso. Se for necessário mais liquido para dar cremosidade ao purê adicione o caldo de peixe. E reserve.
Lulas ao Pomodoro
300 g de lulas limpas e cortadas em anéis
30 gr cebola média picada
10 gr dente grande de alho picado
30 ml de azeite extra virgem
300 gr g de tomates sem casca e cortados em cubinhos
100 ml de vinho branco seco
1 colher sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de manjericão desfolhado
Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Numa panela aquecida refogue a lula junto com a cebola e o alho no azeite, apenas 2 minutos para que a lula se mantenha macia. Retire a lula e reserve. Na mesma panela com os sabores e os aromas da lula acrescente o tomate, o vinho branco, o sal e pimenta a gosto. Deixe ferver até virar um molho. Adicione as lulas refogadas e finalize com a salsinha e as folhas de manjericão.
Farofa de pão
4 fatias de pão de forma picado
2 colheres (sopa) castanha-do-pará, triturada
2 colheres de azeite extra virgem
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Pique o pão de forma grosseiramente e toste com azeite numa frigideira antiaderente, acrescente as castanhas do Pará, o sal e a pimenta do reino.
Montagem:
Numa cumbuca espalhe uma camada fina de purê, coloque o pomodoro de lulas e a outra camada de purê. Cubra com a farofa de pão e gratine no forno até dourar. Decore com um tentáculo de lula, chips de batatas com pó de tinta de lula, tomate cereja e folhas de manjericão.
Extra: Caldo de Peixe:
1 cabeça e espinha de um peixe de 1 kg
2 talos de salsão
1 cebola inteira
3 l de água
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 30 minutos.
Para saber mais sobre o chef:
Para saber mais sobre o vinho:
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Luiza disse...

Alvaro, que lindo o seu texto dedicado a essa pessoa que é um talento na cozinha e cuja amizade é um presente para quem a conquista. Quem quer mais na vida?
Um beijo

Luiza

Álvaro Cézar Galvão disse...

Obrigado Luiza pelas palavras.
Meus textos, invariavelmente migram de minha alma para o papel, ou para tela, no caso web.
E quem tem amigos como vocês, competentes no que fazem, verdadeiros e éticos, me propiciam textos de igual quilate.
Beijos de luz