sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mais uma seleção de primeira classe da importadora Mercovino.


 
Meninas e meninos,
Mais uma vez a Mercovino chama jornalistas, sommeliers e clientes para mostrar alguns de seus vinhos sob a batuta do mestre Jorge Lucki.
Degustei 8 vinhos da melhor qualidade e de vários preços, sempre de ótima relação com sua qualidade, um dos predicados da Mercovino.
-Braide Alte IGT 2008-Livon, do Friuli, corte de Chardonnay; S.Blanc; Picolit e Moscato, 14 % de álcool.Estruturado, rico, mineral, floral e frutas mais sutis num primeiro instante, pois com o tempo em taça os cítricos adocicados aparecem mais evidentes.
Em boca ótima acidez, confirmando o frutado e o mineral. Quanto mais esquenta em taça mais a Moscato se evidencia!
-Grand Estirpe Blend 2006-Clos de Chacras de Mendoza, corte de Merlot(50%); C.Sauvignon(30%) e Malbec, com 14% de álcool, 18 meses de barricas francesa mais 12 meses em garrafa. Começando por sua cor, esta não evidencia a idade expressa da safra, olfato animal, coco, frutas maduras, leve canforado.Em boca confirma o frutado, taninos presentes e gostosos, acidez boa, aparecendo o álcool mais que no nariz.
-Bayo Oscuro 2006-Kingston Family Vineyards de Casablanca, 100% Syrah, com 14,5% de álcool, 12 meses de barricas francesas. Olfato com floral e muita fruta, pimenta, mentolado, algo de fruta mais verde como azeitonas, confirma em boca o frutado, especiarias e pimenta, taninos ótimos. Com o passar do tempo em taça abre um elegante fumo de corda no olfato.
-Pujanza Norte 2006-Pujanza de Rioja, 100% Tempranillo, com 18 meses de barricas novas francesas e 14,5% de álcool. Olfato mineral, frutado, algo animal e com frescor(diria canforado leve).Em boca confirma o frutado, aparece o chocolate, o café solúvel, especiarias, longo e elegante.Um dos meus preferidos da mostra.
-La Pierre Noire 2006-Saint Jean du Barroux do Rhône sul, corte de Grenache(85%) e Syrah, 14,5% de álcool e 36 meses em barricas. Olfato com tabaco, frutas, em boca confirma o frutado, aparecem especiarias como a pimenta no fundo da taça, e ligeiro amargor final que não compromete em nada.
-Barolo Bricco Rocca 2005-Cascina Ballarin, Piemonte, com Nebbiolo da região de Lãs Moras de vinhedos de até 60 anos, 14,5% de álcool e 24 meses em barricas francesas e 6 meses em garrafas. Frutado, animal, mineral(talco), algo fresco( me pareceu a salsa).Taninos poderosos, acidez rica, confirma o frutado com maçã madura, casca de maçã, aparecendo a pimenta dedo de moça. Outro dos meus preferidos.
-Aneto Grande Reserva 2006-Aneto do Douro, 50% T.Nacional e 50% Tinta Roriz, com 14,5% de álcool, 18 meses de barricas francesas e húngaras, mais 6 meses em garrafa.
Olfato cítrico(limão Siciliano), especiarias, frutas maduras e algo de doces de ovos, caramelados, açucarados. Em boca ótima acidez, confirma o frutado maduro, taninos potentes, longo.
-Auslese 2009-Schloos Vollrads, de Reingau, 100% Riesling algo botrytizadas, 7,5% de álcool, espetacular este vinhos.
Floral, especiarias, mineral, frutas maduras, e algo de frutado cítrico.Em boca, acidez generosa fazendo com que o dulçor não seja enjoativo, confirma as frutas aparecendo o maracujá em fundo de taça, o mineral, longo, macio, deixando a sensação de pesar por ter acabado a dose!
Parabéns à Mercovino e ao Lucki.
Mercovino
www.mercovino.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Um comentário:

vinho disse...

ótimo post, blog muito bom recomendo, assim como www.vinhobr.com.br