sexta-feira, 29 de agosto de 2008

ENOMATIC-A máquina dos sonhos ou uma máquina para vinhos?



Meninas e meninos,
Fui convidado pelo Empório Santa Maria, que passou por uma reforma estrutural e conceitual, e que se encontra sob a batuta do grupo St Marche, à conhecer a novidade instalada na sua bela Vinoteca, a ENOMATIC.
ENOMATIC é o nome de uma máquina que fará alegria dos enófilos, desde os mais decanos até os neófitos.
A ENOMATIC é uma espécie de vitrine dos sonhos, com suas garrafas de vinhos organizadas e enfileiradas à nossa espera, onde com um inovador sistema de preservação a nitrogênio, as bicas emitem doses que variam em capacidade volumétrica em 30ml; 60ml; 120ml e pasmem, funciona com um cartão com moderna tecnologia, que é manejado pelo cliente, deixando-o em total liberdade, apesar de ter a presença do experiente sommelier Márcio de Paula.
A máquina de vinhos é Italiana, a primeira do país, tem capacidade para 48 rótulos, são seis módulos de oito garrafas, cada módulo tendo a regulagem de temperatura que é adequadamente situada aos tipos de vinhos nele contidos, alem da garantia de conservação por até 30 dias depois de aberta a garrafa.
O consumidor, ao utilizar a Vinoteca, receberá um cartão com chip que possibilita o acesso à máquina e uma taça de cristal da Riedel, escolhe dentre as três quantidades em ml; 30; 60 e 120, com seus respectivos preços de dose que aparecem em um painel digital, e que acionado por três segundos, libera as doses compradas, que fica registrada no cartão.
Para aqueles que querem experimentar um determinado vinho, ou que não conhecem, ou para verificar como este se comporta com determinado prato, é selecionar a menor quantidade, e gostando, podem adquirir maiores doses. Isto vem facilitar e muito o trabalho de harmonização com a gastronomia, visto ser possível a variação de vários vinhos.
Fui testemunha de que além do prazer da degustação, é lúdico o momento da escolha dentre os vinhos ofertados e o acionamento da máquina.
Os vinhos são vendidos ao preço das importadoras mais 10%, e nesta primeira seleção, que será renovada mês a mês, variam de R$ 2,00/30ml do vinho Zuccardi Serie A Bonarda, até R$ 53,00/120ml do Brunello di Montalcino Casanova di Néri.
Confesso que o cartão que me foi reservado foi bastante utilizado nas minhas idas e vindas à máquina, pois quem de nós resistiria aos quitutes preparados pela linda e competente chef Luciana Bonamico, responsável pela cozinha do restaurante, e as harmonizações com um Pêra-Manca; Château Le Crock Cru Borgeois; Massolino Barolo; Don Melchor; Quinta do Vallado Reserva, dá para resistir?
Empório Santa Maria: Av Cidade Jardim, 790: tel 11 3706-5211.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Unknown disse...

A verdade, eu gostaria muito de ter essa maquina para vinhos, mas não tenho espaço na minha casa.
Um lugar de delivery em moema tem essa maquina para guardar os vinhos antes de mandá-los.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Obrigado por interagir, e continue lendo sobre as novidades.
Abraços de luz