sábado, 27 de setembro de 2008

XVI AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2008

Meninas e meninos,

A XVI Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2008, maior evento do gênero no mundo será realizado no dia 27 de setembro de 2008, Centro de Convenções do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, sendo transmitida através de vídeo-conferência, simultaneamente, no Hotel Deville Rayon em Curitiba (PR).
Uma comissão de seleção, composta por enólogos de todo o País, selecionará os vinhos mais representativos da Safra 2008. No dia do evento, serão degustados a 16 vinhos classificado, das seguintes categorias:
BRANCOS FINOS SECOS AROMÁTICOS
BRANCOS FINOS SECOS NÃO AROMÁTICOS
ROSÉ
TINTOS FINOS SECOS
TINTO FINO SECO JOVEM
BASE PARA ESPUMANTE
OBJETIVO
Desde 1993, a Associação Brasileira de Enologia realiza, em Bento Gonçalves (RS), a Avaliação Nacional de Vinhos. Embora siga um regulamento formal, a Avaliação Nacional de Vinhos não é um concurso. De caráter educativo, o evento tem a finalidade de promover o vinho brasileiro e divulgar práticas da degustação e apreciação dos vinhos, sendo o único do gênero em todo o mundo. O estímulo ao resultado do trabalho dos enólogos está presente a cada ano, oportunizando aos participantes a comparação entre safras, além do desenvolvimento de técnicas de degustação e vocabulário praticados por experts internacionais. A cada amostra de vinhos apresentada, todos os participantes registram em uma ficha individual suas sensações visuais, olfativas e gustativas, podendo, em seguida, compará-las com a média dos 16 degustadores convidados.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENOLOGIA
Criada em 1976, a Associação Brasileira de Enologia sempre trabalhou para a promoção do vinho brasileiro e valorização dos profissionais do vinho – os enólogos.
Reconhecida internacionalmente pela sua credibilidade e seriedade na realização de eventos técnicos para a promoção do aperfeiçoamento do enólogo, a ABE sempre buscou oportunizar seus associados o intercâmbio profissional e tecnológico. Sua forte representatividade coloca o Brasil no cenário internacional. Diante disso, a entidade tem sido constantemente convidada a enviar representantes aos mais diversos concursos internacionais de vinho promovidos sob a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV). Desde 1998, a ABE é membro da União Internacional de Enólogos (UIOE).
Fonte ABE
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: