terça-feira, 14 de outubro de 2008

Cervejas e o mês de Outubro têm coisas em comum


Meninas e meninos,
Quando falamos em cervejas, e estou aqui me referindo às classificadas como cervejas diferenciadas, gourmet ou premiun, produzidas sob alto padrão de qualidade e pureza, uma lei estabelecida em 1516 na Alemanha, com produções em número de litros sempre limitadas, todo brasileiro se acha o maior conhecedor.
As cervejas são classificadas pelo teor de álcool e extrato, pelo malte ou de acordo com o tipo de fermentação. As cervejas de alta fermentação são aquelas cujas leveduras flutuam, durante o processo, em temperatura de 20ºC a 25ºC, gerando um produto de cor cobre-avermelhada, de sabor forte, ligeiramente ácido e com teor alcoólico entre 4% e 8%. A maior parte das cervejas brasileiras são de baixa fermentação, ou seja, quando expostas a temperaturas entre 9ºC e 14ºC, o levedo fica depositado no fundo do tanque. As ales são exemplos de bebida obtida por alta fermentação.
Cervejas de alta fermentação onde a levedura sobe à superfície: Ale (clara, suave, amarga, Porter, Barley Wine, Stout), Altbier, Kölsh, cervejas especiais (Trappiste, Abbey, Saison), Weizenbier.
Tipo de levedura: Saccharomyces cerevisiae.(a mesma utilizada para fermentar a maioria dos vinhos)
Cervejas de baixa fermentação: Lager (Pilsener, Dortmunder,Malzbier), Wiener, Märzen, Münchener, Bock, Doppelbock, Rauchbier. A levedura utilizada sedimenta e deposita-se no fundo do tanque.
Tipo de levedura: Saccharomyces uvarum.
Fermentação espontânea: Lambic, Gueuze, Faro(as leveduras selvagens existentes no meio ambiente iniciam a fermentação).

Classificação básica das cervejas:
Pela legislação brasileira a cerveja poderá ser denominada: Pilsen, Export, Lager Dortmunder, München, Bock, Malzbier, Ale, Stout, Porter, Weissbier, Alt e outras denominações internacionalmente reconhecidas que vierem a ser criada, observadas as características do produto original.
As cervejas são classificadas em 5 itens:
1 - Quanto ao extrato primitivo em:
a) Cerveja leve, a que apresentar extrato primitivo igual ou superiora 5% e inferior a 10,5%, em peso:
b) Cerveja comum, a que apresentar extrato primitivo igual ou superiora 10,5% e inferior a 12,5%, em peso:
c) Cerveja extra, a que apresentar extrato primitivo igual ou superiora 12,5% e inferior a 14,0%, em peso:
d) Cerveja forte, a que apresentar extrato primitivo igual ou superiora 14,0%, em peso.
2 - Quanto à cor:
a) Cerveja clara:
b) Cerveja escura.
3 - Quanto ao teor alcoólico em:
a) Cerveja sem álcool, quando seu conteúdo em álcool for menor que 0,5% em volume, não sendo obrigatória a declaração no rótulo do conteúdo alcoólico:
b) Cerveja com álcool, quando seu conteúdo em álcool igual ou superiora 0,5% em volume, devendo obrigatoriamente constar no rótulo o percentual de álcool em volume, sendo:
Cerveja de baixo teor alcoólico: a que tiver mais de 0,5 até 2,0% de álcool.
Cerveja de médio teor alcoólico: a que tiver mais de 2 até 4,5% de álcool.
Cerveja de alto teor alcoólico: a que tiver mais de 4,5 a 7% de álcool.
4 - Quanto à fermentação:
a) De baixa fermentação
b) De alta fermentação
Depois desta introdução, vamos ao que interessa, a degustação.

Outubro, festa da cerveja em Blumenau, quem nunca ouviu falar, e na Alemanha o Oktoberfest?E já que o Oktoberfest acontece agora em Munique, Alemanha, nada melhor do que falar de uma cerveja alemã a HB Hofbräu München, que degustei noites destas, uma cerveja tipo lager, mais ao gosto do brasileiro, e que me pareceu bem gourmet, devido ao leve toque apimentado, com um amargor gostoso, e boa persistência.
Sem exagerar, quando se fala de cervejas importadas, lembro-me sempre da Bier & Wein, uma das importadoras pioneiras em trazer cervejas ao Brasil, e que têm em seu portefólio várias marcas excepcionais.
Lembre-se, que aqui também há necessidade de apreciarmos a bebida no seu todo.
"COPO ADEQUADO REALÇA O SABOR DA CERVEJA"
5643-8584/5641-6669
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: