quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Piera Martellozzo apresenta seus vinhos e história ao mercado brasileiro

Meninas e meninos,
Falar sobre os encontros proporcionados pela Vinea uma importadora que é loja, espaço gourmet, wine bar e realiza cursos, está cada vez mais difícil; explico:
A cada convite que eu e outros amigos, entre críticos, enófilos e jornalistas recebemos, a Vínea Store nos recebe com uma atenção cada vez renovada e redobrada, tanto no que respeita aos vinhos apresentados, como nos pratos elaborados para a harmonização, e creiam-me sempre se superando.
Desta feita, a vinícola Friulana -Martellozzo, que já ano passado através da Vinea, nos havia brindado com a presença de Piera Martellozzo, trouxe-nos uma linha de vinhos que expressa bem o que ela própria diz: "O amor pelo vinho e o fascício pelo cultivo dos vinhedos, despertaram o meu desejo de desenvolver uma profissão que hoje para mim significa pura alegria e paixão".
Aliás, esta frase descreve bem o que nós apaixonados pelo vinho, Vinea Store incluída, sentimos: ALEGRIA E PAIXÃO.
A vinícola Martellozzo nasceu em 1899, mas apesar dos seus 109 anos de vida, pode ser considerada uma empresa jovem, dada a sua reformulação a partir da administração da nova proprietária Piera Martellozzo em 1992. Nascida na região do Veneto na Itália, Piera é considerada também uma “friulana” por adoção e representa a última geração da família que atua no mundo do vinho há mais de um século. Mulher simples e concreta cresceu no campo em contato com a terra e com quem cotidianamente a cultiva. Piera começou a trabalhar cedo na vinícola da família e o que era um simples trabalho, se transformou em uma grande paixão. Assim que assumiu a vinícola Martellozzo, Piera começou a viabilizar o desenvolvimento do mercado externo, além de implantar um novo projeto para produzir uma gama de vinhos com características de excelência, usando uvas autóctones. Hoje, a empresa exprime bons resultados de vendas em diversos países, sendo 45% do faturamento da empresa para o mercado externo, com destaque para Canadá, Estados Unidos e Brasil, sua distribuição no país é exclusividade da importadora Vinea. Vinhos como o Müller Thurgau, o Refosco, o Traminer Aromático e o Prosecco são os protagonistas de um sucesso que se deve muito as capacidades de todo o time de profissionais de que Piera se cercou.
A cantina da empresa está situada em San Quirino no coração da zona DOC Grave do Friuli, uma região que possui uma terra árida e cheia de pedras na qual a natureza faz automaticamente seu milagre permitindo aos vinhedos encontrarem seu ambiente natural e produzir vinhos ricos em aroma e perfume. Entre os objetivos da Martellozzo sob a ótica da qualidade, um era o de superar o lugar comum que acompanha sempre os vinhos do território de Grave, a pouca estrutura. De fato, quando se fala de vinho do Friuli para a maior parte dos interlocutores a zona de referencia é Collio, área que por suas características dão uma estrutura ao vinho que no território de Grave, é impensável se atingir. Os enólogos da vinícola, portanto se prontificaram a trabalhar verificando e selecionando o território das uvas, que uma vez trabalhadas, fornecessem um vinho de perfume inconfundível, mas com uma estrutura muito mais próxima ao Collio e sem perder a tipicidade da variedade. É com esses pressupostos que em 2008 ela desenvolveu um projeto ambicioso dedicado quase que exclusivamente ao canal da media e alta gastronomia, um projeto denominado e apresentado ao mercado italiano e internacional com o slogan:
Piera Martellozzo Semplicemente vino.

Ter vivido cada experiência com intensidade e cada escolha singular sobre a sua pessoa, convenceu Piera a entrar em primeira pessoa como “testemunha” da vinícola, para conseguir comunicar de modo autentico e claro os valores que guiam a sua vida e o seu trabalho, isto é, simplicidade, honestidade e capacidade de garantir em qualquer momento o que se propõe, com a esperança que cada única garrafa aberta transmita emoções intensas e únicas. “Pode-se ser competente em se realizar algo especifico, pode-se ser capaz em se fazer tantas e diversas coisas, mas é quase impossível ser competente em fazer tudo”. Essa comum frase acima é algo simples e verdadeiro que porem poucos colocam em pratica,enquanto representa todo o esqueleto de linha de trabalho aplicada na vinícola Martellozzo, criando assim um novo modo de produzir vinhos. Vinhos de alta qualidade que devem satisfazer os palatos e as expectativas dos consumidores modernos.

Gian Pietro Poveglian é o enólogo da Martellozzo, que também estava presente, um profissional bastante dedicado proveniente da cidade de Conegliano, ao norte da Itália, verdadeira região produtora de Prosecco. Graduado em enologia pela Universidade de Padova, participou também do curso da Sociedade Italiana de Viticultura e Enologia em Parma. Segundo o enólogo sua grande paixão é o trabalho. Gian Pietro já trabalhou em diversas vinícolas no norte da Itália e hoje faz parte da equipe de Piera Martellozzo, representando um dos percussores mais afirmados no panorama da produção dos vinhos do Veneto Orientalli e Friuli Grave. Suas responsabilidades vão desde a gestão dos vinhedos, seleção dos melhores clones para melhoramento genético das uvas à escolha das cantinas.

Desta vez a gastronomia ficou sob reponsabiliodade do Lika, apelido adotado pelo baiano Josino de Sousa, durante os anos vividos no Japão. E que fez a harmonização, aliás perfeita, foi minha amiga de muitos anos, a oriundi Gabriela Bigarelli, que agora é a sommeliere da Vinea.

Tenho que dizer aqui, um apreciador dos rosados como eu, que o vinho espumante Rosé Dry Cuvée Incontri de vinhedos do Alto Ádige com 85% de uvas Raboso e 15% Pinot Nero, foi também aclamado por muitos dos presentes como o preferido.

A VINEA dedica-se a importar e comercializar, com exclusividade, vinhos de qualidade das mais conceituadas regiões produtoras do mundo. Em sua loja, ou através do sistema de televendas, o consumidor exigente pode encontrar vinhos de reconhecida excelência oriundos dos mais diversos terroirs, incluídos aí os melhores vinhos brasileiros. O catálogo da Vinea conta com mais de 140 rótulos exclusivos de renomados produtores do Chile, Argentina, Itália, Portugal e França. "A Vinea amplia suas importações exclusivas ao mesmo tempo em que se mantém no caminho de pinçar, no Novo e no Velho Mundo, opções diferenciadas para o mercado brasileiro", explica Walter Fonseca de Souza, proprietário da Vinea. "Nessa garimpagem de boas novidades pela Europa e América do Sul temos sempre o foco em vinícolas de produção cuidadosa e expressiva de suas regiões", acrescenta o empresário. Importadora: Número de rótulos exclusivos: mais de 140. Países: Chile, Argentina, Itália (Piemonte, Toscana, Sicília, Puglia, Úmbria, Basilicata e Vêneto), França (Borgonha, Bordeaux, Languedoc-Roussillon e Rhône) e Portugal (Alentejo e Douro).Em breve: Ampliação do portifólio exclusivo com novos produtores da Itália (Marche, Campagnia, Vêneto e Piemonte), Espanha (Rioja) e Chile (Rancagua, Casablanca e Aconcagua). Loja: Mais de 230 rótulos à venda.
Vinea Store Rua Manoel da Nóbrega, 1.014, Paraíso São Paulo – SP
Loja, Wine Bar e Espaço Gourmet funcionam de 2ª a 6ª das 10h às 22h e sábados das 10h às 18h.
11 3059-5200 - Loja
11 3059-5205 – Televendas
11 3059-5201 – Central de Relacionamento com o Cliente
http://www.vinea.com.br/
Sushi Lika
Rua dos Estudantes, 152 Liberdade São Paulo - SP.
11 3207-7435
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: