quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Educação é tudo para um apreciador de charutos

Foto publicada no site Taste em 01/10/08.

Meninas e meninos,
Tenho recebido solicitações para postar algo sobre charutos, já que o meu blog não é só de vinhos, mas de estilo de vida.
Como já fumei por tres gerações, hoje evito este hábito, incluindo-se aí os puros, mas
como "quem tem amigos não morre pagão", encontrei-me dia desse com meu amigo Cesar Adames, gaúcho bem humorado e grande conhecedor do assunto, quando aproveitei para pedir que aqui pudesse reproduzir seu artigo publicado em outros veículos, dentre eles o Taste http://www.taste.com.br/
um que me chamou atenção, sobre as boas maneiras e condutas ao fumar charutos; pois então aqui vai.

"Degustar um bom charuto é um dos grandes prazeres que podemos usufruir, assim como uma boa refeição e uma boa bebida. Muitas pessoas acreditam que existem muitos códigos e normas para se fumar, ficando em dúvida de como proceder em diferentes situações. A melhor sugestão para estes casos é usar o bom senso para julgar se aquele é o melhor momento, o melhor local e a companhia adequada para acender um charuto.
Veja abaixo algumas dicas para como proceder em algumas situações comuns do dia a dia.

Bares e Restaurantes - Com a lei antifumo é fundamental ligar antes para o restaurante e confirmar se eles têm local próprio para fumar charuto depois da refeição. Quando terminar, pergunte as pessoas que estão com você se elas se incomodam em que você fume, evitando assim aborrecimentos.

Em eventos e casamentos - Vale o bom senso de esperar todos terminarem a refeição para então poder acender seu charuto, pois a tolerância dos não fumadores costuma ser maior nestes momentos.

No escritório - Se você tem uma sala só sua, e não for incomodar, tudo bem, caso contrário, deixe para fumar em um lugar cigar friend.

Na sua casa - Escolha um local da casa para ser o seu espaço de degustação, bem ventilado e com uma porta para não incomodar ninguém. Se estiver recebendo alguma visita, ofereça um charuto de seu umidor ou procure saber se ela tem alguma objeção a que você fume.

Na casa de amigos - A melhor maneira é esperar pelo dono da casa sugerir a possibilidade de fumar. Caso a pessoa visitada seja um apreciador, é de bom tom levar um charuto de presente. Dentro do carro - Se o carro é seu nenhum problema, mas tenha cuidado com a cinza do charuto que pode cair no seu colo, ou se a janela estiver aberta, ir de encontro aos passageiros do banco de trás.

Nascimentos - A chegada de uma nova vida é motivo para comemoração e um ótimo motivo para distribuir charutos entre as pessoas que forem ao hospital visitar o bebê. Mas não esqueça de fumar só lá fora."
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: