sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Vinho branco para o calor do carnaval


Meninas e meninos,
Vou novamente falar de um vinho branco que há tempos já fiz matéria, mas como estamos com um calor daqueles, nada melhor do que os espumantes, e os tranquilos brancos e rosados para nos refrescarem.
Lembram-se dos vinhos que a importadora Chaves Oliveira trás?
Lembram-se de que comentei sobre um vinho que me agradara muito o Abies, um espanhol da uva Airén?
Pois o meu amigo Arthur Oliveira, me avisa que chegou nova remessa do Abies.
Experimentei vários de seus vinhos, gostei mais de alguns, de outros achei honestos, mas o que me chama a atenção é o carinho e entusiasmo do Arthur, que se apaixonou por vinhos, a ponto de hoje ser um proprietário de vinícolas, na Espanha e na Argentina.

Vejam o que já disse anteriormente:

"Degustei com imenso prazer um vinho branco, que dentre todos foi um dos que mais gostei, que para nosso clima é o ideal, e que provém de uma uva não tão conhecida nossa que é a Airén.

O vinho é o Abies Airén 2007, muito fresco, com algo de frutas cítricas, frutas secas, boa persistência, que leva a imaginar uma ótima combinação enogastronômica com bacalhau grelhado, um salpicão de frango, um peixe com molho branco".
Seus aromas de frutas cítricas como maçã verdee abacaxi, lembrando também damasco, amêndoas, tudo isto com um certo mineral. Um vinho com excelente complexidade na boca, com
uma acidez bem refrescante, boa persistência, redondo, amanteigado com final de boca firme e prolongado.
A Chaves Oliveira “começou” com um pequeno investimento, sem grandes pretensões comerciais, numa Bodega em Valdepeñas (ao sul de Castilla La Mancha) que é uma cidade famosa pela produção de vinhos na Espanha. "Iniciei com a produção de um de nossos vinhos, o Trio Reserva, elaborado em barricas francesas Radoux a partir de uvas Syrah, Cabernet Sauvignon e Tempranillo" diz Arthur.
Ao ter contato com o enólogo Dr. Giuliano, foi se apaixonado cada vez mais pelos vinhos. Começou aí o desafio de entrar no mundo da vitivinicultura. "Adquiri as marcas espanholas ABIES (Airén e Tempranillo) e uma pequena Bodega em Mendoza na Argentina no onde investi bastante em máquinas de ponta e, principalmente, barricas francesas (Radoux, Vicard, Tarasond), e comecei a produzir os vinhos Los Arcoz, El Corazón e a linha Chaves Oliveira Reserva (Reserva, Gold, Supreme, Gran Reserva e Gran Reserva Partida Limitada que serão lançados na EXPOVINIS em 2009) nascendo o que é hoje a Chaves Oliveira”, comenta Arthur com efusiva alegria.

A Chaves Oliveira formalizou uma joint venture com outra bodega em Mendoza, no intuito de trocar experiências e aumentar o mix de produtos, pois dentro desse mercado globalizado e muito disputado, formam parcerias com empresas de grande expressão na Itália e outras francesas em Bordeaux e Bourgogne (indicadas pelo Dr. Giuliano). A Chaves Oliveira consolidou a filosofia de que “cada vinho é um momento único de encontro, prazer e paixão”.
A empresa fica na Rua Agostinho Rodrigues Filho, 435- V.Mariana.
11 2155-0871/3499-9934
http://www.chavesoliveira.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

6 comentários:

Anônimo disse...

Hi,

I tasted the Abies Airén in London last month! It´s very, very good!

I don´t know portuguese but I think that your Blog must be good! You present a lot of wines - more or less five wines per week.

Nowadays, I am "changing ideas" (about new wines) with Cláudio (Mr. Wine) and he talked about you.

Probably, I will visit the Expovinis 2009. I want to know the Chaves Oliveira and BRAZILIAN WINES. I hope to contact you there.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Dear Albertine,
Thank you for your's coments.
Sincerely i hope to see you in Expovinis 2009.I will be introduce you Arthur Oliveira, CEO for the Chaves Oliveira.
Sory for my english.
Álvaro Cézar Galvão

Anônimo disse...

Álvaro,

Muito Obrigado!

Abraço,

Arthur Oliveira

Álvaro Cézar Galvão disse...

Arthur, quem agradece a oportunidade de haver experimentado este belo vinho em 2008 sou eu.
Você me conhece e sabe que só escrevo sobre os vinhos, cafés, cachaças , cervejas etc... das quais analiso, tanto tecnicamente, como em paladar pessoal(também sou humano e tenho minhas preferências).
Procuro sempre passar as qualidades técnicas em primeiro lugar, mas não há como negar que o gostar ou não, é muito particular e pessoal.
Parabéns pelo seu vinho, que até em Londres,como pode ver pelo comentário, foi elogiado.
Abraços de luz e calor
Álvaro Cézar Galvão

Anônimo disse...

Sou eu de novo Álvaro.
Pelo visto, esse vinho Abies deve ser excelente. Entretanto, nunca ouvir falar desta uva Airen.Estou muito curioso. Hoje irei jantar no Eñe com alguns amigos e caso esteja presente em sua adega, irei degustá-lo.
Acho suas dicas muito interessantes. Parabéns!

Álvaro Cézar Galvão disse...

Alberto, tenha a certeza que o que nos motiva a nós, apaixonados pelo vinho, são vocês e a interatividade.
Airen, uva espanhola, é a variedade de uva branca mais característica e majoritariamente localizada na região de
Castilla-La Mancha sendo uma das mais abundantes da Espanha com 32%Com a maior superfície plantada, chegando a 1/3 do vinhedo espanhol,
é uma uva muito resistente às sêcas e doênças, também conhecida como Forcallat, Forcallada ou forcalla.
Abraços de luz e calor
Álvaro Cézar Galvão