terça-feira, 7 de abril de 2009

Ana Paula Neves nos conta como se saiu em Cuba no concurso Habano Sommelier


Meninas e meninos,
Depois de algum tempo transcorrido, da promessa que fiz de postar matéria com a Ana Paula Neves, minha linda amiga Epicure Sommelière, que ganhou o concurso da Revista Prazeres da Mesa ano passado, enfim consigo cumprir a promessa.
Ana Paula Neves, formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, trabalha com charutos desde junho de 2007, sendo sua primeira experiência na área no Restaurante Esch Café, e desde Outubro de 2007, é responsável pelo espaço Casa Del Habano localizado no restaurante Café Journal.
Participou de harmonizações e cursos ministrados pelo consultor na área de charutos César Adames, sendo a 1° colocada no concurso Epicure Sommelier de 2008 e a 1° mulher a representar o Brasil no Mundial Habano Sommelier em Cuba, em fevereiro de 2009.
Lá conseguiu chegar ao 4° lugar no Mundial com menos de dois anos de experiência na área de charutos.

DG-Como começou sua paixão pelos charutos?
AP-Pouco antes da adolescência. meu pai apreciador de cachimbo e charutos sentava-se todas as tardes de domingo à sombra de um pé de abacate que tínhamos em nossa casa, e eu observava todo aquele ritual que parecia mágico. Os anos se passaram e os aromas e o encanto não saíram de minha memória. Anos depois o reencontro. E o que era um plano B, pois na época eu fazia “freelas” em jornalismo, tornou-se, assim como digo às pessoas uma paixão A.
DG-Como mulher, já se sentiu discriminada por gostar de charutos?
AP-Nunca. Desde o começo eu tenho para mim que apesar de sabermos que os charutos estão mais presentes no universo masculino, o diferencial para que eu não me sentisse discriminada seria entender e passar para as pessoas meus conhecimentos sobre o assunto.
DG-Gosta de qual tipo e bitola de charutos?
AP-Eu prefiro as bitolas em formato Robusto, pois além de uma boa combustibilidade, tem sabores e aromas mais abertos. O Robusto é um charuto de 12,4 cm de comprimento, com um diâmetro de 1,90 cm que facilita muito o fluxo da fumaça.
DG-Harmonização com bebidas é fácil ou difícil para a mulher, que em geral não gosta de bebidas destiladas? Qual a bebida de sua preferência para as harmonizações?
AP-É fácil! Na hora da escolha da bebida vale lembrar que neste universo não há regras e sim parâmetros. Tudo depende do que aquele momento lhe pede. E para as mulheres e também homens que não apreciam os destilados, entra o desafio que chamo de Novas Sensações Gustativas. Em parceria com grandes Barmen, Rabbit e Edson Brito veio a descoberta. Drinks especiais harmonizam-se com charutos! Eles apresentam em lindas taças frescor, uma boa graduação alcoólica, doçura e elegância, sem dúvidas uma parceria muito interessante e inovadora. E para quem não quer sair do clássico, vale um bom vinho do porto que também é uma de minhas harmonizações favoritas.
DG-Gosta de vinhos?
AP-Sim. Um universo riquíssimo em informações que estou começando a explorar.
DG-Gosta dos Habanos? Dos Dominicanos? Dos brasileiros?Quais são suas preferências dentre estas marcas?
AP-Assim como dizia Zino Davidoff “Existe uma ocasião para cada charuto e um charuto para cada ocasião" e é verdade! Acabei tendo um contato muito maior com charutos Cubanos e por isso os aprecio com mais freqüência, mas temos charutos Dominicanos e Nacionais ótimos.
Cubano: Partagas serie D4
Nacional: Danneman Artist line Robusto
Dominican: Davidoff Millennium Blend Robusto.
DG-Eu costumo dizer sempre, que a mulher é em muito superior ao homem em sua capacidade de concentração, e com isto, ajuda em muito a sua percepção na hora de degustar. Na minha opinião é também maior que a do homem, sua capacidade em olfato e paladar.Para você isto é uma verdade?Isto ajuda ou é questão de muito treino?
AP-As mulheres têm uma vantagem que vem lá dos primórdios, pois enquanto os homens saiam para caçar, era função da mulher, além de cuidar dos filhos e da casa, escolher e colher os melhores legumes, frutas e folhas, ou seja, a visão, tato e, claro, o olfato, eram muito explorados e continuam até hoje, só que tanto pelas mulheres quanto pelos homens, que ganharam com passar dos tempos posição notória como chefes de cozinha, profissão que exige muito do olfato e do paladar. Continuo afirmando que indiferente do sexo, este hábito requer sensibilidade. Se houver sensibilidade, treino, haverá concentração e percepção na hora de degustar.
DG-Diga para as nossas leitoras diretamente: Qual o melhor lugar para elas degustarem um charuto, sem que isto seja visto com espanto?
AP-Em qualquer lugar que seja permitida a apreciação de charutos. O importante é lembrar que nas mãos de uma mulher com classe e que saiba o que está fazendo, se torna um hábito super elegante.
DG-Você participou recentemente do epicure sommelier da Prazeres da Mesa ao Vivo. Conte-nos como foi a experiência, como foi a prova e como foi ganhar.
AP-Eu brinco dizendo que preciso saltar de pára-quedas, pois a adrenalina deve ser a mesma!Foi sem dúvidas um momento muito marcante de 2008 para mim!O campeonato é o cotidiano do profissional Epicure Sommelier, a grande diferença é que você é avaliado por grandes conhecedores. Uma experiência enriquecedora! Como foi ganhar? Não tenho tantos anos de experiência como alguns grandes amigos apreciadores, mas contei com o apoio dos mesmos e coloquei muita energia, estudei e estou estudando muito sobre esse universo encantador. Acredito no que faço e sou movida pela regra básica para se alcançar algo: Paixão!Representar o Brasil no Mundial em Cuba em fevereiro de 2009 foi algo inexplicável, mágico como a ilha. Com esta experiência tive a chance de entender que para ser um vencedor (a), nem sempre é fundamental subir ao pódio, e sim olhar de cima tudo o que nos realiza. Estar em Cuba foi uma grande realização, ganhar a chance de participar do campeonato mundial foi meu prêmio.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: