segunda-feira, 27 de abril de 2009

Selezione Fasano, vinhos com rótulos exclusivos da grife ou “A estupenda noite em que o Gorgonzola amansou o Barolo”

Meninas e meninos,
A convite de Fabrizio Fasano, patriarca e mentor desta grife do bem servir em hotelaria, gastronomia e vinhos, estive no Hotel Fasano para um jantar orquestrado pelo Chef Salvatore Loi, harmonizado com os vinhos de rótulos exclusivos, os Selezione Fasano.
Para esta matéria ser completa e fiel ao que eu e mais alguns amigos vivenciamos nesta noite no Fasano, teríamos que nos dar o poder de guardarmos conosco e a podermos transmitir para a Web, aromas e paladares, pois do contrário, perdoem-me, mas será muito difícil expressar com toda a eloquência a aventura enogastronomica que vivemos, já que a Internet e outras mídias não guardam na memória os perfumes, os gostos e a harmonia geral.
Fomos recepcionados pelo amigo Gianni Tartari, sommelier da casa, e por Andréa Fasano, que a pedido do pai, Fabrizio, foi nossa anfitriã, diante da impossibilidade justificada de sua presença.
São cinco belos vinhos:
-Selezione Fasano Prosecco -Amistani Guarda,
-Selezione Fasano Chardonnay 2007-Di Lenardo,
-Selezione Fasano Chianti Clássico 2006-Querceto di Castellina,
-Selezione Fasano Barbaresco 2005-Icardi,
-Selezione Fasano Barolo 2004-Gianni Gagliardo.
Nesta ordem dos vinhos, harmonizando com cada um deles, após a calorosa recepção com o Prosecco, degustamos o cardápio recheado de uma gastronomia impecável:
-Carpaccio di Tonno al Limone Siciliano que se portou muitíssimo bem com o Chardonnay, sendo uma das harmonizações que mais me agradou.
-Gnocchi Ripieno di Ossobuco, diga-se de passagem, uma destas delícias que devem constar das coisas que se devem fazer antes de morrer.
-Stracotto D’Agnello com Fregula* in Úmido, que derretia na boca com suavidade ímpar.
*Fregula- massa de grano duro em mini partículas secas ao forno antes de cozê-las. Esta harmonização que elevou o Barbaresco, que, aliás, para mim e para o amigo Gastão Bolonhez, foi o vinho que mais agradou também sozinho.
-Formaggio Misto, onde um espetacular Gorgonzola Colombo e o Taléggio foram as estrelas para mim. Mais uma vez, o Gastão em noite inspirada pela magnitude do festim decreta: “O Gorgonzola que amansou o Barolo”, pois realmente a harmonia estava estupenda.
-Frutta Congelata-Uma preparação do mago Salvatore para a limpeza das papilas gustativas.
-Pastiera di Grano servida com um magnífico Passito di Pantelleria 2004-Benanti.
É preciso que se diga que esta noite repleta de aromas, sabores e ótimos serviço e companhia, teve o empenho de guerreiros, dos eficientes e talentosos Gianni Tartari e Mauro Marcelo Alves, que em conjunto com o Chef Salvatore, ficaram horas degustando e achando as melhores harmonizações.
Os vinhos Selezione Fasano podem ser adquiridos todos os cinco, quando seu preço é mais atraente, ou em separado, sempre em uma magnífica caixa de madeira.
Informações e vendas,
11 3074-3959
http://www.enotecafasano.com.br/
Para se deliciar com alguns dos pratos,
Restaurante Fasano
RuaVittório Fasano, 88 São Paulo SP.
11 3062-4000
http://www.fasano.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão



Nenhum comentário: