sábado, 19 de setembro de 2009

Pizzato FAUSTO Espumante Brut Branco


Meninas e meninos,
Quando postei com entusiasmo em 05/08 deste ano sobre o espumante Fausto Brut Branco, que à época ainda nem rótulo tinha, imediatamente pedi à Jane Pizzato que assim que o espumante estivesse em condições de comercialização me avisasse.
Pois bem a Jane assim o fez semana passada, mas como ainda estava com alguns posts atrasados, só agora comento mais um pouco e mostro a garrafa.
Como comentei anteriormente, aposto com quem quiser que este espumante será a sensação deste final de ano.
Muito fino em perlage e boa mousse, com aromas florais e de mel, parecendo ser um espumante de uva aromática, é composto de Chardonnay (50%); Merlot (45%) e Cab. Sauvignon, com uma ótima acidez que sempre digo, é ideal para harmonizações gastronômicas, e que ao meu ver é muita ampla, possibilitando inúmeras combinações entre pratos quentes e frios.
Seguem informações que a Pizzato me passou:

Uvas Chardonnay e Base Blanc de Noir (Merlot e Cabernet Sauvignon)
Processamento: As uvas foram submetidas à prensagem direta,
separadamente (os cachos foram prensados inteiros, sem desengace ou
moagem). A Clarificação foi a frio, posterior trasfega, com separação das
borras do mosto a fermentar.
Fermentação ocorreu em tanques de aço,
com adição de leveduras, por 15 dias em média, com temperatura
controlada. Posterior estabilização e filtração.
Cortes Os vinhos das diferentes variedades e safras foram cortados para posterior
formação de espuma.
Formação de Espuma / Finalização
Processo charmat, por 2 meses entre formação de espuma e sur lies.
Acidez Total 85,00 meq/l
Acidez Volátil 6,00 meq/l
Grad. alc. a 20ºC 12,5 %
Açúcar 12 g/L
Pressão 5,5 bar
Lançamento inverno/2009
Apresentação:
Garrafa de
750 ml:
Degustação/Harmonização
Visual: Amarelo-claro e reflexos esverdeados, com perlage fina
e abundante.
Aroma: Frutas cítricas maduras, frutas cristalizadas e pão.
Boca: Frutado na boca, com acidez e álcool equilibrados. De
bom corpo, persistente, seco, refrescante e de boa cremosidade.
Compatibilização: Ideal para acompanhar peixes, frutos do
mar, carnes brancas, aperitivos e sobremesas.
Temperatura de serviço: 4 a 7º C.
Pizzato Vinhos e Vinhas
http://www.pizzato.net
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

12 comentários:

Eugênio disse...

Bom dia Alvaro, gostaria de saber se você tomou o Chardonnay Zero SO2 do Marco Danielle e o que achou? Obrigado.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Eugênio,
Será você do Eugênio que conheço da Fabian?
Degustei sim o Chardonnay Zero SO2 do Marco Danielle, e o achei muito interessante, com uma persistência rara e com incrível aptidão para suportar temperaturas um pouco mais elevadas no serviço, sem comprometer a acidez.Outro vinho do Marco Danielle que me impressionou muito foi o Pinot Noir que naquela oportunidade acabava de sair do tanque,um dos mais parecidos com os borgonheses que tomei, tanto na cor como na boca.Não nos esqueçamos que o Marco não gosta de usar madeira.
Abraços de luz

Álvaro Cézar Galvão

Eugênio Oliveira disse...

Álvaro, não sou o Eugênio a que você se referiu,mas de qualquer forma obrigado pela resposta.O chardnnay zero SO2 do Marco que você tomou, tinha cor turva e bem amarelada? De dez pessoas presentes na mesa 09 acharam que o vinho estava defeituoso.Foi aberta outra garrafa e estava idêntica,acho que essa foi a proposta do Marco, a garrafa que você tomou apresentava essas características?

Álvaro Cézar Galvão disse...

Eugênio, a cor dos vinhos que absolutamente não levam sulfitos é sempre um pouco diferente mesmo.
Nas amostras que degustei, foram duas em ocasiões diferentes, a cor mais amarelada foi uma constante, mas se não me falha a memória, os vinhos também não são filtradados, ao menos da maneira que os outros, o que pode levar à certa turbidez, mas em ambas as ocasiões, os vinhos tinham brilho e não estavam opacos.Lembremos que a proposta de vinhos sem sulfitos, ainda mais vinificados em branco, resultam em cor , brilho, aromas e paladar diferentes dos que estamos acostumados.
Obrigado pelas noticias.
Aonde degustou este vinho?
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão

Eugênio Oliveira disse...

Degustei esse vinho aqui em Brasília.Sou comprador dos vinhos do Marco Danielle desde seus primeiros vinhos,como o Tormentas Premium e o Minimus Anima 05.Dessa vez fizemos uma compra de +/- 30 garrafas, entre Chardonnay Zero SO2, Prelúdio e Rosè. Um abraço.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Eugênio, ainda ontem estive com a representante dos vinhos do Danielle aqui em SP, e comentei sobre as suas observações pertinentes.
Ela mesma num primeiro momento não conseguia imaginar um Chardonnay tão "atípico".
O Pinot você tomou?
Abraços de luz e calor
Álvaro Cézar Galvão

Eugênio Oliveira disse...

O Pinot eu não tomei, pois esse vinho ainda não está à venda. Você deve tê-lo tomado em algum daqueles eventos que o próprio Marco apresentou os vinhos.Ele sempre leva uma amostra do que ainda não engarrafou, estou certo?

Álvaro Cézar Galvão disse...

Degustei no mesmo dia em que degustei também o Chardonnay.É fantástico!
Abraços de luz e calor
Álvaro Cézar Galvão

Eugênio Oliveira disse...

Caro Álvaro, vendo suas habilidades com harmonizações, o que você sugere para acompanhar o chardonnay zero S02 do Marco ?

Obrigado.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Eugênio,
Em primeiro lugar lembro de alguns queijos de massa mole, como o Brie e Camenbert, devido à boa acidez do vinho.Como disse anteriormente é um venho que ao meu ver não precisa ser tão gelado como outros chardonnays, então...
Posso sugerir também, como sempre faço algo inusitado, carne de porco assada( neste caso não use a frita) partes gordas mas nem tanto, como paleta, lombo, acompanhadas de frutas ao natural, ameixas, pessegos, evite as muito cítricas como abacaxi, kiwi, etc...
Peixes assados em papillote com ervas, dê preferência aos do mar.
Pastas com molhos brancos também creio ser o vinho adequado, aguentando mesmo um molho à Parisiense que leva presuntos e ervilhas.
Lembrando que é um vinho que temos que nos desligar dos conceitos conhecidos dos outros chardonnays, arrisco a indicar uma pizza Mrguerita, tomando-se o cuidado de não exagerar no molho de tomates para não abusar da acidez.
Experimente e depois me diga.
Abraços de luz e calor
Álvaro Cézar Galvão

Eugênio Oliveira disse...

Caro Álvaro, obrigado pelas dicas, vou testá-la e depois te conto. Outra dúvida: Você já tomou o Quartz (sauvignon blanc)e o Romorantin do Claude Courtois? O sauvignon blanc é bem diferente do que tradicionalmente produz a cepa? Tipo o que ocorreu com o Chardonnay zero SO2 ?

Álvaro Cézar Galvão disse...

Estes creio que não, mas tomei alguns bio muito cedo, ou seja, antes de ter a expériência e litragem que agora tenho, e a lembrança é vaga, sinal de que não os preciei muito na época, pois faltava conhecimento.
As vezes acontece conosco, de não estarmos ainda preparados para um determinado tipo de vinho.Os maiores exemplos são os grandes Bordeauxs, que se tomados por alguém que ainda não formatou seu paladar os achará, "velhos; tânicos em demasia e com odor de estrebaria"
Abraços de luz