quinta-feira, 29 de julho de 2010

Comunidade Coral Luther King


Meninas e meninos,
Graças a Deus, tive oportunidades, e nunca as dispensei, de atuar em múltiplas atividades na área cultural, e uma delas, o canto coral, ao qual me entreguei de corpo e alma no final dos anos 60 e durante os anos 70, me proporcionou este sentimento gregário que trago muito forte em mim até hoje.
Vários corais e maestros dos mais renomados fizeram parte da minha vida de adolescente, mas um coroal, o qual ajudei a fundar, pois estive lá desde a primeira reunião para forma-lo, e daí por diante por um período longo, será agora homenageado com a Salva de Prata da municipalidade.
Música faz parte do universo, e nós, como parte deste mesmo universo ressoamos em maior ou menor harmonia, e eu em particular, continuo no mesmo tom harmônico dos meus 16/17 anos de idade.
“Por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel, a Câmara Municipal de São Paulo decreta e promulga o seguinte decreto legislativo:
“Art. 1º Fica concedida Salva de Prata ao Coral Luther King, fundado pelo Maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira, pela maravilhosa maneira de difundir a cultura através da música.”
O recebimento da honraria “Salva de Prata” acontece no mesmo dia em que seu fundador, o Maestro Martinho Galati de Oliveira, recebe o Título de Cidadão Honorário Paulistano. O reconhecimento da contribuição dos serviços prestados à cultura de São Paulo através dos 40 anos de trabalho ininterrupto do Coro Luther King muito orgulha todos os que integraram e ajudaram a desenvolver as mais diversas formações do grupo ao longo dessas últimas quatro décadas. Milhares de vozes ajudaram a escrever importantes páginas da história da música coral brasileira contadas e cantadas sob a marca do trabalho do “Coro Luther King”.
Uma série de concertos e leituras especiais de clássicos da literatura coral mundial marcam a abertura das comemorações deste 40° aniversário”.

Um pouco do coral:

A Comunidade Coral Luther King nasceu em novembro de 1970 fundada por Martinho Lutero, reunindo um grupo de pessoas de diferentes classes sociais, cores e credos, com o objetivo de expressar a música coral no seu sentido mais amplo e abrangente, cantando a cultura brasileira e a dos povos que contribuíram para sua formação, convencida que a prática coral colabora para um maior desenvolvimento social dentro dos conceitos de paz, liberdade e igualdade. Baseado nessas idéias o Coral Luther King viveu estes 40 anos colaborando ativamente para a construção do canto coral no Brasil, realizando música do passado e do presente, promovendo externamente o desenvolvimento, a difusão da literatura coral brasileira e internacional e, internamente, a reflexão e o crescimento de seus integrantes.
Muitos já passaram pelo "King" e dele sairam motivados pela dedicação ao estudo e à performance: professores, maestros, cantores, instrumentistas ou simplesmente integrantes, que foram para outras atividades profissionais, ou voltaram à elas. Alguns tornaram-se personagens de destaque no cenário musical brasileiro: Celine Imbert, Regina Lucatto, José Palomares, Elisa Zein, Lutero Rodrigues, José Ferraz, Luis Marchetti, Luis Antonio.
Não posso aqui escrever todos os nomes dos amigos com os quais convivi, pelo receio de omitir alguns, mas me lembro de todos até hoje!
Coral Luther King
www.lutherking.art.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: