sexta-feira, 2 de julho de 2010

Matetic Vineyards-Orgânicos e princípios Biodinâmicos


Meninas e meninos,
Em recente degustação na importadora Grand Cru, que a eficiente e linda assessora Camila Perossi ajudou na organização, e onde foram apresentados alguns dos vinhos da linha de rótulos da Matetic Vineyards, tivemos a felicidade de conhecer um pouco da história desta vinícola, que conta inclusive com acomodações hoteleiras para receber os enoturistas.
Degustação comentada pela enóloga, a jovem Paula Cárdenas, e com as presenças de Jorge Matetic Hartard, membro da família e vice-presidente da vinícola, e Arturo Larrain, diretor comercial, ficamos conhecendo um pouco mais sobre os vinhos degustados, já conhecidos da maioria presente, e que a produção é totalmente orgânica com princípios biodinâmicos.
Degustamos 5 vinhos, sendo dois da linha Corralillo (que é o nome de uma finca antiga com uvas Pais), o Corte 2007, que leva na composição 44% de Cab Franc; 30% de Merlot e 26% de Malbec, com 14,5% de álcool, boa acidez, com estágio em barris por 12 meses, sendo 40% destes, novos, e que me agradou muito, mesmo sendo a Coralillo uma linha mais básica, não é vinho de segunda.
Disse a Paula que a tendência é eliminar o Merlot, e introduzir a Syrah no corte com o tempo, pois a Merlot não matém uma boa produtividade no Valle de San Antonio.
Também da linha Coralillo, degustamos o Syrah 2008, com muita fruta e algo de chocolate.
Da linha EQ que traduz“Equilibrio”, degustamos o Pinot Noir 2008, o Syrah 2007 e o Sauv Blanc 2009, merecendo este uma observação mais detalhada.
Cor bem clarinha, muito brilhante, com olfato floral lembrando a rosas, frutados cítricos, também figo e algo mineral ao fundo, tem em boca um ótimo frescor e equilíbrio.
Tem 13,5% de álcool, bem integrado com sua acidez marcada.Após algum tempo, aparecem no olfato maracujá, e em boca goiaba branca e lima, um vinho bem complexo e interessante, principalmente para nosso clima, aliás, hoje, jogo do Brasil na Copa 2010, após nossa vitória, que tal um Matetic Sauvignon Blanc acompanhado de um queijo de cabra, ou então com sashimi e sushi?
Grand Cru
http://www.grandcru.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: