terça-feira, 16 de novembro de 2010

Lagar de Bezana e sua produção, arte em vinhos e rótulos.


Meninas e meninos,
Estive na semana passada em mais um evento ProChile, cuja uma das principais metas, é mostrar os produtos chilenos, que tenham, e os que ainda não tenham importação aqui para o Brasil.
Vinhos, azeites, produtos gourmet, destilados e até água, nesta edição estiveram presentes.
Com a preciosa ajuda do escritório do ProChile em São Paulo, habilmente administrado por Andrés Prado e sua turminha de ótimos profissionais, a mostra deste ano trouxe até nós muitos bons vinhos que aguardam um importador para fazerem negócios.
Um destes, a Viña Lagar de Bezana denominada Cult Wine, não sem motivos, agradou em cheio, aos olhos e ao paladar.
Seus rótulos são verdadeiras obras de arte, e seus vinhos, também.
Falando com Francisco Bello, winemaker da vinícola, fiquei sabendo do cuidado que dedicam às suas plantações.
Situada aos pés da cordilheira do Andes, no vale do alto Cachapoal, rodeada pelo rio do mesmo nome, seus vinhedos, sua vinificação e até a rotulagem é toda manual.
São produzidos 130.000 litros anualmente, produção das menores quando falamos do Chile, em sua propriedade de 57 ha, sendo distribuídos em parcelas específicas para que as melhores condições para cada cepa existam.
São 41 ha de Cabenet Sauvignon, 15 ha de Syrah, com 4 clones distintos, e ainda uma pequena área com Petit Verdot, Carmenère, Tintorera, Grenache, Mouvedre e Viognier.
Sua linha contempla três rótulos:
-O Cabernet Sauvignon Reserva 2007 que leva pequena quantidade de Syrah, aromas de frutas e algo adocicado.
-O Aluvión Gran Reserva Ensanblage 2007, como o nome diz, um corte das uvas Cabernet Sauvignon, Syrah, Petit Verdot, Grenache e Mouvedre que variam de safra para safra, que para meu paladar foi o mais interessante até pela s variedades do corte, que lhe dão complexidade de aromas e paladar, ótima acidez e equilíbrio.
-O Syrah Limited Edition 2007, que também é um corte, mas dos 4 clones da Syrah que cultivam, forte, opulento, elegante, equlibrado.
Espero que os importadores que passaram pela mesa do Lagar de Bezana venham logo a trazê-lo para nosso deleite e gáudio, pois os vinhos são realmente muito bons e trazem o apelo dos belíssimos rótulos.
Viña Lagar de Bezana
http://www.lagardebezana.cl/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: