quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Workshop técnico marca lançamento da “Dunamis, Vinhos e Vinhedos” em Dom Pedrito


Meninas e meninos,
Recebi do amigos da Texto Sul, empresa que assessora, algumas das mais importantes vinícolas Brsileiras, esta notícia, que o release abaixo descreve, sobre o nascimento de mais uma vinícola Brasileira, a DUNAMIS, VINHOS E VINHEDOS, situada em Dom Pedrito.
Eu, que acredito muito nos vinhos Brasileiros, e escrevo sempre que posso sobre eles, apesar de ainda não tê-lo provado, fico na expectativa de mais um bom vinho para nossa ainda jovem indústria vitivinícola.
Sucesso e contem comigo, desde que os vinhos sejam tecnicamente bons é claro!

Novo projeto de vinhos de qualidade no Rio Grande do Sul, com a proposta sofisticada de simplificar o consumo, nasce de uma maneira diferente: valorizando o prazer de degustar a bebida de Baco.
Para um vinho diferente, um lançamento único. A “Dunamis, Vinhos e Vinhedos”, novo empreendimento do agropecuarista gaúcho José Antônio Peterle, apresenta no dia 26 de novembro, em Dom Pedrito, os seus dois primeiros vinhos: Dunamis Cor Merlot/Cabernet, safra 2008, e Dunamis Ser Sauvignon/Chardonnay, safra 2010. O lançamento, porém, será inusitado – um workshop técnico reunindo os profissionais envolvidos com o projeto, cujo objetivo é “simplificar a experiência de consumo de vinhos no Brasil”.
A abertura do evento será feita pelo diretor-executivo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Carlos Raimundo Paviani, e pelo diretor-presidente da Dumanis, José Antônio Peterle. Depois, os engenheiros agrônomos Carlos Alberto Flores, Enrique Mirazo e Mario Geisse, também enólogo, todos consultores da Dunamis, farão palestras técnicas sobre o projeto, englobando a vitivinicultura na Campanha Gaúcha e no Brasil. Só após o workshop, às 19h, acontecerá o coquetel de lançamento dos vinhos Dunamis, com a participação especial do cantor Paulo Siqueira, da banda de jazz Mahabharata e do grupo Mulheres Pampeanas.
O workshop “Expressões do Vinho – a Campanha Gaúcha”, no Dom Pedrito Country Clube (Avenida Rio Branco, 1947), com abertura marcada para as 14h, terá como primeiro palestrante o engenheiro agrônomo e mestre em Agronomia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Carlos Alberto Flores, especialista em solos, que falará sobre o vinhedo de “Três Cerros”, onde foram mapeadas as melhores áreas para o cultivo de uvas Vitis vinífera de qualidade. Em seguida, às 15h30, o engenheiro agrônomo uruguaio Enrique Mirazo abordará o tema “Vinhedos e terroir: maximização da qualidade através da escolha correta de variedades”. Às 16h45, o engenheiro agrônomo e enólogo chileno Mario Geisse tratará do tema “O potencial dos vinhos da Campanha e a aplicação de tecnologias ambientalmente corretas”.

“Estamos desenvolvendo este projeto há oito anos. Ele não surgiu do acaso. Ao contrário, teve a participação dos melhores profissionais em vitivinicultura da América do Sul para desenvolver um vinho único, com personalidade”, afirma Peterle. “A ideia do workshop é aproveitar o conhecimento dos nossos consultores para contextualizar a criação de mais uma marca de vinho na imensidão de rótulos existentes hoje em dia”, diz Peterle, acrescentando que “a Dunamis surge com uma filosofia insólita e necessária ao mercado”.
Segundo o CEO da Dunamis, Júlio César Kunz, o novo projeto de vinhos de qualidade que nasce no Rio Grande do Sul tem a proposta sofisticada de simplificar o consumo. “Antes de qualquer coisa, queremos valorizar o prazer de beber vinhos, independentemente de regras pré-estabelecidas”, explica.
Serviço
- As vagas para o workshop são limitadas.
- As inscrições, ao preço de R$ 30 (profissionais) e R$ 20 (estudantes) devem ser feitas pelo e-mail gabriela@dunamisvinhos.com.br
- A arrecadação será doada integralmente para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dom Pedrito.
Conheça os profissionais da Dunamis:

- José Antônio Peterle nasceu e cresceu em Cotiporã, município de Veranópolis na época. Após a sua formação em Agronomia na UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) em 1980, em 1981 passou a atuar na área de planejamento agrícola em Dom Pedrito e em 1983 inaugurou a sua carreira como produtor rural cultivando 70 hectares (ha) de soja. As áreas aumentaram, com a parceria dos irmãos Paulo e Gilmar Peterle, e as culturas diversificaram-se: hoje são mais de 2.500 ha de arroz; 1.500 ha de soja; e comercializa 2.000 cabeças de gado anualmente em Dom Pedrito; além de um pomar 90 ha de maçã nos estados de Santa Catarina e Paraná. A sua importância como produtor rural se destaca também na sua atuação na Cotrijuí e no IRGA (Instituto Riograndense do Arroz). Em 2002 iniciou um novo projeto para a produção de uvas viníferas de qualidade em Dom Pedrito com 15 ha e em Cotiporã com 10 ha: desse projeto nascem os vinhos Dunamis.

- Thiago Salvadori Peterle é Técnico em Enologia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus de Bento Gonçalves, e hoje cursa Engenharia de Produção na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Como enólogo da família, está se preparando para perpetuar a qualidade dos vinhos e vinhedos e transmitir para as próximas gerações o espírito da Dunamis, acompanhando todos os processos de produção das uvas e de elaboração dos vinhos.

- Javier Gonzalez Michelena é técnico em Vitivinicultura, formado na Escola de Viticultura e Enologia Presidente Tomas Berreta do Uruguai. Tem uma vasta formação complementar em temas que dizem respeito à viticultura e técnicas enológicas e se dedica a uma intensa pesquisa científica para a melhor adaptação da vinha ao terroir. Passou por grandes experiências profissionais em vinícolas e vinhedos tanto no Uruguai como no Brasil, tendo sido indicado para o prêmio enólogo revelação do ano pela revista Placer em 2006. Hoje é responsável pelos vinhedos da Dunamis em Dom Pedrito e Cotiporã e colabora na vinificação dos seus vinhos.

- Gabriela Fontoura Brasil é graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduada em Marketing e tem curso de aperfeiçoamento em Trade Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Exerceu diversas atividades profissionais sempre relacionadas à área comercial, gestão de contas e formação de equipes desde 1996, tendo trabalhado em empresas nacionais e multinacionais de grande importância. Atualmente, Gabriela é a gerente de contas da Dunamis Vinhos e Vinhedos, sendo responsável por suas relações comerciais.

Júlio César Kunz é engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Administração do Setor Vitivinícola pela Université Paris-Ouest (Nanterre – La Défense). Ao longo do curso, coordenado pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), teve a oportunidade de conhecer as principais regiões produtoras e mercados vitivinícolas do mundo. Tem experiência na área de marketing internacional e estratégico, especialmente na exportação de vinhos e destilados, elaboração e execução de planos estratégicos e de marketing como executivo e consultor, além de ministrar diversos cursos em gestão para o setor vitivinícola. Atualmente, é CEO da Dunamis Vinhos e Vinhedos.
Crédito das fotos dos vinhedos: Alexandre Teixeira
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: