sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Marcello Zaccagnini chega ao Brasil e apresenta as tradições dos vinhos de Abruzzo, na Itália

Meninas e meninos,
Em mais uma ocasião de festa para a Ravin, pois estava recebendo Marcello Zaccagnini, “Il vignaiolo” da Azienda Agrícola Ciccio Zaccagnini, que veio ao Brasil pela primeira vez, e para apresentar seu rótulo Montepulciano D’Abruzzo Kasaura DOC 2009.
Como é costume na importadora, fizeram questão de dividir esta alegria e ocasião, com alguns convidados para um almoço, tendo a companhia também do Ângelo Ruzzi, o Sales manager da Zaccagnini, e já meu conhecido desde a inesquecível convenção “Identidade” promovida pela Ravin no primeiro semestre, na qual, não me canso em dizer, foi dada uma verdadeira aula de competência e motivação, em vendas e integração, dos que dela participaram.
O almoço foi na Vino, um restaurante, loja de vinhos, que recebe a todos com a gastronomia do Rodrigo Martins e em grande estilo.
Marcello nos apresentou o novo rótulo e outros que aqui já estavam trazidos pela Ravin:
Degustamos o Montepulciano D’Abruzzo Tralcetto Cerasuolo DOC 2008, um rosado 100% de uvas Montepulciano, elegante e firme, frutado no olfato e em boca, com ótima acidez para acompanhar gastronomias várias, com 12% de álcool.
O Montepulciano D’Abruzzo Kasaura DOC 2009, outro 100% uvas Montepulciano, um tinto sem passagem por madeira, fresco e equilibrado, com toques florais, longo em boca, com 12,5% álcool, que o torna ainda mais fácil de beber e gostar.
O próximo vinho, Montepulciano D’Abruzzo Tralcetto DOC 2007, 12,5% de álcool, não era ainda o top da linha trazida para o almoço, mas tenho que admitir, é espetacular! Aqui cabe um aparte: Quando digo que gosto, é claro que além dos parâmetros técnicos, estou levando em conta meu paladar, meu gosto pessoal, e vejam, não quero ser unanimidade, apenas digo do que gostei.
Com pequena passagem por madeira, 4 meses, mas que o torna mais equilibrado em taninos, que presentes, como gosto, mas sem exageros e rusticidade, são finos, elegantes, aveludados, bem definidos, daqueles que auxiliam na harmonização de pratos mais suculentos, pois como o álcool é bem moderado, os taninos fazem o papel hidrófilo, ajudando com carnes em molhos, braseadas, e grelhadas, como a costela bovina, que tem algo de gorduras, outro elemento que os taninos ajudam.
Especiarias aparecem ao olfato, toque de baunilha bem leve, senti também um frutado lembrando azeitonas, e frutas outras mais vermelhas.
Em boca confirma as frutas e especiarias.
O Montepulciano D’Abruzzo Chronicon Reserve DOC 2006, com 13% de álcool, é o vinho que tem passagem mais demorada por madeira, 12 meses, mais austero e encorpado, já apresenta certa evolução na cor, mas é fresco e agradável.
Importante lembrar que todos os vinhos, são de uvas colhidas manualmente.
Um pouco da vinícola:
Há mais de 80 anos a vinícola Zaccagnini, localizada em Bolognano, um vilarejo da província de Pescara, se preocupa em manter as tradições nos métodos de cultivo, aliados aos mais modernos processos de vinificação.
Considerada a maior e mais premiada vinícola da região de Abruzzo, a Zaccagnini possui 80 hectares compostos de variedades locais e cepas internacionais.
Marcello Zaccagnini, nascido em Tocco Casauria, um pequeno vilarejo próximo a Pescara, começou a lidar com uvas desde muito cedo. Uma tradição familiar, pois seu pai Ciccio Zaccagnini possuía uma propriedade de quatro hectares de vinhas, que usava para vender aos comerciantes locais.
Em 1978, pai e filho fundaram a primeira empresa – Fattoria Zaccagnini – e iniciaram a produção de seu próprio vinho. A paixão pelo trabalho sempre venceu os sacrifícios e logo seu “vinho Cerasuolo” alcançou um sucesso inesperado.
Hoje, referência mundial, a vinícola preza por demonstrar em cada garrafa sua filosofia de qualidade total.
Como resultado do trabalho duro, apaixonado e sacrificante, os vinhos Zaccagnini conquistaram vários prêmios e prestígio. Todos com objetivo único de alcançar a melhor qualidade ao melhor preço. Entre os prêmios, podemos citar os 5 globos atribuído o Clematis, por "Guida ai vini passiti d'Italia 2009" ou as 5 uvas atribuído a São Clemente Montepulciano DOC pelo guia sommelier italiano "Duemilavini 2008". Finalmente, Montepulciano d'Abruzzo Tralcetto foi classificado entre os 250 melhores vinhos segundo Wine Spectator.
Mia uma vez me vem à mente o motivo do sucesso da Ravi:
IDENTIDADE!
Ravin
www.ravin.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: