terça-feira, 10 de maio de 2011

Arrocal Angel 2007, merece nome de anjo que recebe.

Meninas e meninos,
Em recente degustação de vinhos da Bodega Arrocal, uma empresa que situada em Ribera Del Duero, trata suas parreiras com maestria e dedicação, e quem importa é a Grand Cru, degustei 3 vinhos, todos muito intensos, como é característica de bons vinhos desta região.
O Arrocal 2008, Tempranillo, proveniente de parreiras que não produzem mais que 5000 Kg/ha e sempre levam cerca de 10% do vinho da safra posterior, para mais juventude e frescor, frutado, leve saboroso e equilibrado.
Degustei também o Seleccion 2005, belo vinho, passa por madeira francesa de 1º e 2º usos ao redor de 15 meses, boca confirmando frutas sentidas no aroma, que também evoca algo de café e alguns toques de couro, ótima acidez.
Mas o que me chamou mais a atenção, apesar de ser o mais caro dos três, não chega a espantar pelo relevante vinho que é.
Angel 2007, também um Tempranillo.
Passa por barris franceses e americanos novos ao redor de 20 meses, aromas frescos de frutas maduras, amoras, ameixas e cerejas, sutil baunilha, café e chocolate, e um floral que foi se abrindo cada vez mais gostoso de sentir.
Confirma em boca as frutas, o chocolate e devido à sua acidez ótima, formando equilíbrio com o álcool de 14% e taninos, presentes, mas macios e aveludados, me leva a pensar em um cordeiro, um assado de caça, e até uma dobradinha à Brasileira, que, aliás, será motivo de uma próxima reunião de minha confraria.
Devido à idade do parreiral, com cerca de 60 anos, e do trato cultural, seu rendimento não passa de 2000 Kg/ha, já ai tendo uma das explicações para seu preço maior, que como disse antes, para aqueles que sabem o quanto custa vinificar vinhos assim, para os que estão acostumados com os preços dos sul-americanos mais emblemáticos, este europeu não chega a assustar com seus R$220,00 ao consumidor final.
Vale a pena conferir este belo vinho.
Neste mesmo dia também degustei os vinhos da Bodegas Escorihuela Gascón, mas estes ficam para outra postagem.
Grand Cru
www.grandcru.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: