quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cooperativa Vinícola Garibaldi e Granja União



Meninas e meninos,
Quanto Acquasantiera eu tomei em tempos idos... Não havia pizzas sem ele, churrascos sem ele, namoricos sem ele. Nem sempre naquela época, eu harmonizei da melhor maneira o vinho e as gastronomias, mas o que importa mesmo é ter prazer em se degustar, harmonizado com a companhia e o momento.
Pena que desta vez não os degustei, mas foi com eles, e com outras vinícolas Brasileiras, que eu comecei minha trajetória no vinho fino de mesa.
Quando visitei o estande da Vinícola Garibaldi na APAS deste ano, tive oportunidade de constatar que os vinhos advindos da aquisição da Granja União, tradicional e conhecida vinícola, continuam a agradar. Claro que os vinhos estão na categoria dos vinhos para o dia-a-dia, são simples, mas tecnicamente bem vinificados, e com preços imbatíveis.
A marca Granja União foi a responsável pela definição das variedades viníferas mais conhecidas na Serra Gaúcha há até pouco tempo e chegou a deter 25% da comercialização dos vinhos finos no Brasil", lembra Vanderlei Pramio, gerente da vinícola. "Nosso objetivo é manter esta tradição também na linha de espumantes da marca", destaca.
Degustei vários vinhos, das duas vinícolas, como os espumantes Brut e Moscatel Granja União, o Relax, um frizante demi-sec gostoso e fácil de beber. Degustei e gostei do Chalet du Clermont Reserva Especial 2008, da Garibaldi, um corte de Cabernet Sauvigon e Merlot, frutado e fácil, com 40% do vinho estagiando em carvalho por 6 meses, e nem por isso caro, R$ 21,00.
A linha dos varietais Granja União, o Merlot 2010, com ótima acidez, bom para enogastronomia, pois em minha opinião harmoniza bem com várias gastronomias.
Mas o que me impressionou, até porque não é uma uva fácil foi o Granja União Tannat 2009, com 12% de álcool, olfato frutado e confirmado em boca, além do chocolate delicado.
Vinho simples, mas bem feito, para o dia-a-dia é o ideal, pois esta linha dos varietais que descrevo estão na faixa de preços abaixo dos R$18,00.
A Vinícola Garibaldi recentemente completou 80 anos, e mereceu até um livro, que já mostrei no DivinoGuia.
Granja União
Cooperativa Vinícola Garibaldi
http://www.vinicolagaribaldi.com.br/

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Claudio José Gomes disse...

Tenho 69 anos e, desde a década de 60, já fazia queijos e vinhos com um grupo de amigos.Que saudades dos vinhos da Granja União, então feitos pela Cia.Vinícola Riograndense, que fazia um rótulo não muito conhecido, mas sempre E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R, o Quinta do Monte, tinto e branco. Adoraria saber com que uvas eram produzidos. Longa vida e sucesso à Vinícola Garibaldi, que me traz saudosíssimas recordações.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Claudio, muito obrigado pela sua observação.
Eu, já enviei sua duvida aos responsáveis pela Garibaldi/Granja União, e aguardo para te responder.
Mande-me seu e-mail para isso ok?
Obrigado por interagir com o blog, continue a ver as novidades.
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão