domingo, 1 de junho de 2008

Um Puro Brasileiro de Alma Cubana


Meu amigo Arthur Avedissian, da Premiun Cigars, proporcionou uma visita à fábrica de charutos DON PORFÍRIO, e meu outro amigo e sócio, Roberto Paes lá esteve e mandou belas fotos; então aqui vai um pouco da história desta marca.
Mestre Charuteiro
Diógenes Puentes aprendeu os segredos de fabricar puros em Cuba, com sua família por parte de pai, principalmente com o seu avô Carlos Puentes.
O Senhor Puentes fazia os seus charutos em casa e o pequeno aprendiz Diógenes praticava com ele, enrolando puros para o deleite e prazer do avô e de seus amigos, já que na época o negócio não tinha fins lucrativos.
Com o passar do tempo, já adulto, e muito em função das dificuldades vividas por quem mora em Cuba, Diógenes Puentes passou a fabricar puros para sobreviver.
Mas como este era um negócio proibido no País, onde só fabricantes autorizados pelo Governo podem produzir charutos, decidiu começar a trabalhar na fábrica Romeo y Julieta, onde se tornou especialista em fabricar charutos figurados, com destaque para os formatos “Exquisitos” e “Generosos”.
Com esta experiência na bagagem, aportou no Brasil e decidiu aplicar sua paixão e “expertise” na fábrica La Union, lançando a marca Don Porfírio e produzindo figurados como Belicosos, Puentes e Simone & Pimienta.
Atualmente, com a aquisição da La Union por uma holding, a administração da empresa foi profissionalizada e Diógenes Puentes tornou-se o responsável pela produção dos puros Don Porfírio, dedicando-se integralmente a produzi-los manualmente.
Diógenes também cuida da criteriosa seleção dos tabacos utilizados como matéria prima, viajando frequentemente para as regiões produtoras, onde escolhe pessoalmente os fumos que utilizará na fabricação de seus charutos.
O controle de qualidade rigoroso é outra obsessão do Mestre Charuteiro Diógenes Puentes, que realiza testes de peso, uniformidade de cor, diâmetro e fluxo. Um a um, charuto por charuto, sem exceção.Pra maiores informações consulte o site da empresa.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão


Nenhum comentário: