quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cozinha Caiçara do Chef Eudes Assis harmonizada com os vinhos da Pizzato

Meninas e meninos,
Semana passada estivemos, eu e alguns amigos jornalistas dentre eles o Breno Raigorodsk; o Marco Merguizzo e o Renato da Prazeres da Mesa; a Cynthia Luderer, e as lindas meninas da assessoria, Luiza Estima e Janaína Macedo, em companhia mais que agradável, apesar do dia chuvoso, no Restaurante Seu Sebastião em Maresias litoral norte de São Paulo.
As lindas Julia Dammann e sua cunhada Adriana, responsáveis pelo restaurante, e seu criativo Chef Eudes Assis, nos receberam para uma harmonização com os vinhos da Pizzato Vinhas & Vinhos, com a presença sempre marcante da minha amiga Jane Pizzato comandando a apresentação e com o serviço impecável da sommeliere Ana Paula Amorim.
Com pães variados e um bolinho de taioba, que me deixou saudades, degustei um dos espumantes que podem anotar, vai encantar o paladar dos Brasileiros, assim que for lançado, pois nem rótulo ainda tem, e o provamos em primeiríssima mão.
Trata-se do Fausto Branco Brut, um corte de Chardonnay(50%) Merlot(45%) e Cab Sauvignon muito equilibrado, que no olfato remete ao floral e mel, deixando transparecer que pode ser de alguma uva aromática.Delicado, explosivo na boca e com textura e perlage duradouras, é muito bom para harmonizações, já que tem uma ótima acidez, bem integrada com seus 12g/l de açúcar e 12,5% de álcool.
Os pratos se seguiram com um creme de pupunha com lagostins flambadas em cachaça.
Congrio rosa ao molho de caju e cuscuz de camarões, ótimos.
Robalo em crosta de banana da terra, pupunha grelhado, creme de taioba e chips de inhame.
Costeleta de cordeiro com redução de jabuticaba e nhoque de cará ao molho de queijo de coalho, que o Eudes preparou para enfrentar o Pizzato Concentus 2005.
Sobremesa, o chef nos brindou com manga grelhada ao caramelo de capim santo e sorvete de tapioca com renda de gengibre, que estava divino.
Os vinhos servidos na ordem foram:
Espumante Fausto Branco Brut
Fausto Rose 2008
Pizzato Chardonnay 2008
Pizzato Concentus 2005
Fausto Brut Rosé 2007
O serviço é correto, e o ambiente rústico é extremamente acolhedor e pertinente para o local, e completou dois anos, de parceria da Julia e Eudes, que encararam a proposta de fazer e ousar com alta gastronomia no litoral, com culinária caiçara de tradição.
Vale a pena conferir.

Na foto, da esquerda para a direita: Adriana, Jane Pizatto, Eu, Julia e o chef Eudes Assis no rest Seu Sebastião
Restaurante Seu Sebastião
Av Dr Francisco Loup, 165- Maresias-São Sebastião SP.
http://www.seusebastião.com.br/
Pizzato Vinhas & Vinhos
www.pizzato.net
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: