quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Laureano Gómez e o Salentein Primus Merlot 2003

Meninas e meninos,
Em recente almoço promovido pela Zahil Importadora, tendo como convidado o enólogo da Bodegas Salentein Laureano Gómez, pudemos absorver um pouco da filosofia desta casa vitivinícola Argentina.
Por ocasião do aniversário de 10 anos da bodega, esta que foi a pioneira na elaboração de vinhos Premium no Vale do Uco em Mendoza, Laureano vem ao Brasil falar de sua linha de vinhos, que nestes poucos anos já superam a quantidade de dez milhões de garrafas, colocados em mais de 40 paises, ocupando a sétima colocação em vendas de vinhos Premium na Argentina.
Com vasta área na parte superior do Uco, hoje chegam aos 700 ha plantados, em várias partes, incluindo-se algumas muito elevadas, com 1500/1700 metros de altitude.
Degustamos exemplares da linha Numina e Primus, já sabendo de uma ação que porá em breve nas melhores enotecas do mundo, um vinho comemorativo que será em edição super limitada a 3650 unidades em garrafas magnun o Salentein Decênio Malbec 2008.
Dentre os vinhos degustados, todos são dignos de menção, mas um em particular me chamou muito a atenção:
Salentein Primus Merlot 2003.
Com toda esta idade, ele não apresenta na cor a evolução característica de 6 anos.
Muito aromático e com taninos macios presentes, nos avaliza dizer que ainda teremos uns bons anos pela frente antes de atingir o apogeu por completo.
Como sempre analiso pensando em harmonização, este é um vinho excelente para a gastronomia devido à sua bela acidez presente.
Zahil Import
http://www.zahil.com.br/

Bodegas Salentein
http://www.bodegasalentein.com/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: