terça-feira, 18 de agosto de 2009

VINEA RECEBE DON ADRIANO SENETINER

Meninas e meninos,
Estive a convite da Vinea, em almoço no Cantaloup para degustar os vinhos da Viniterra, e que nos apresentou o seu enólogo, um gentleman, que aliás, fisionomicamente parece muito com o rei da Espanha, Don Adriano Senetiner.
A Vinea, esta que é uma das mais elegantes importadoras, com mais de 150 rótulos exclusivos de diversos países e mais de 500 rótulos à venda, vai além de loja; é um centro divulgador da cultura do vinho, incluindo-se aí seu espaço enogastronômico.
Com delicadeza e bem servir de sempre, nos ofereceu através das eficientes e lindas Adriana e Gabriela, dos competentes Walter, Adriano e Ivan, momentos de muito bom gosto e carinho para conosco que militamos nesta área através de nossos artigos, matérias, degustações e comentários. Aliás, muito do sucesso da Vinea se deve ao seu staf, gentil, competente e conhecedor.

Presidente e enólogo da Viniterra, Don Adriano Seteniner visita o país a convite da importadora. Italiano radicado na Argentina, Don Adriano é uma das personalidades mais importantes da história da vitivinicultura Argentina. Enólogo desde 1961, atualmente também é presidente da vinícola Viniterra, que fundou em 1997. Antes, foi consultor de sete produtoras, até fundar a Bodega Nieto e Senetiner em 1969, na qual exerceu a presidência durante 31 anos. Seu crescimento na indústria do vinho foi lento e constante, em 1997 alcançou o total de 12 milhões de garrafas de vinhos finos comercializadas. Durante sua carreira, Don Adriano também foi presidente do Centro de Proprietários de Vinícolas de Mendoza de 1976 a 1983, e reeleito no período de 1989 a 1992. Simultaneamente, participou do Conselho Regional do Banco da Nação a Argentina, foi Vocal do órgão de Direção Provincial de Viabilidade e formou o diretório da Bolsa de Comércio de Mendoza. Ainda na década de 80 começou suas primeiras incursões na Europa e nos Estados Unidos para entrar em contato com as mais modernas tecnologias da indústria, sendo pioneiro em algumas delas no país. Antes de fundar a Viniterra, em 1997, ainda foi condecorado, pelo governo da Itália em 1996, pela trajetória de trabalho, com o título de Cavalheiro Oficial da República.
A Viniterra, localizada aos pés dos Andes, no distrito de Luján de Cuyo, uma zona definida e com personalidade própria, cujas condições de clima, solo e água, permitem o cultivo de castas nobres. Distingue-se como o berço da uva Malbec Argentina. Neste contexto, se funda em 1997 a marca, com o respaldo de uma trajetória de mais de meio século, brinda hoje uma ampla gama de produtos, que vão desde os vinhos mais jovens até os elaborados por métodos artesanais de produção.
Degustamos da linha mais básica o excelente Terra Pinot Grigio 2007, fresco e explosivo em frutas, tanto no olfato como em boca.
Também degustamos o Terra Cabernet Sauvignon e o Terra Merlot.
Da linha Viniterra, os Pinot Noir, Carmenere, Malbec e Cabernet Sauvignon, além de uma surpresa, um top da empresa, o vinho Fórum 2008, que ainda não tem rótulo definitivo e que está sendo negociado para aportar em breve por aqui, um assemblage de 83% Malbec; 12% Merlot e 5% Carmenere, amadurecido por 14 meses em carvalho, sendo 80% Fr e 20% Americano.
Ms o que mais me chamou a atenção foi outro branco, que me mostra a vocação para estes vinhos, o Viniterra Viognier 2008, que não demonstra os 14 % de álcool, se integra fácil à acidez espetacular, aos toques florais e frutados cítricos, com ótima persistência e retro-olfato agradável, tornando-o excelente para harmonizações das mais variadas.


Vinea-Importadora-Loja-Cursos-Espaço Gourmet e Wine Bar
11 3059-5200
http://www.vinea.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: