sábado, 6 de março de 2010

Campeonato Brasileiro de Barista 2010


Meninos e meninas,
Meu blog sempre pretendeu ser e é, uma revista eletrônica onde o estilo de vida, no melhor sentido da palavra, seja sempre abordado. Um novo olhar sobre tudo o que lhe proporciona prazer!
Café, esta bebida ainda quase desconhecida dos Brasileiros, por incrível que possa parecer, sempre teve e terá lugar no DivinoGuia, então vejam além da belíssima florada do café na foto, extraída da florada de 2008 das fazendas de café do Ateliê do Café, a noticia que meu amigo Ensei Neto já postou em seu blog, além do lugar onde será realizado o concurso que é lindíssimo:

"E vem aí mais a edição 2010 do Campeonato Brasileiro de Barista, que será de 08 a 11 de março, em São Paulo, SP, promovido pela ACBB – Associação Brasileira de Café e Barista.
Este evento vem ganhando importância no Brasil pelo fato do maior profissionalismo adicionado ano após ano. Uma profissão ainda não reconhecida, mas que vem se tornando um novo viés de oportunidades para jovens que gostam de contato com o público, que sempre se apaixonam pelo que fazem e têm o constante interesse no aprendizado.
Assim como é comum no exterior, muitos dos jovens que entraram nesse meio o fizeram como forma de ter uma renda durante o período de faculdade ou de um outro curso. Está deixando de ser um “bico” para se tornar uma profissão. Exemplos de baristas bem sucedidos já existem em boa quantidade no Brasil como a campeoníssima Sylvia Magalhães e a nova representante Yara Castanho.
Serão quatro competições abrigadas no mesmo evento:
o Campeonato Brasileiro de Barista, o Campeonato Brasileiro de Lattè Art, o Campeonato Coffee in Good Spirits e o Campeonato de Cup Tasters.
O Campeonato Coffee in Good Spirits tem a finalidade de escolher o drink alcoólico (daí o “spirits”) mais criativo e inovador. O vencedor de 2009 foi o molecularmente mixologista Marco De la Roche, que teve 8 minutos para apresentar o obrigatório Irish Coffee mais 2 drinks de assinatura.
O Campeonato de Cup Tasters é baseado no tradicional exercício de Triangulação em mesas com 8 conjuntos com 3 xícaras. O competidor tem de identificar a xícara diferente de cada conjunto. Rapidez e treino, perícia e aptidão. O campeão de 2009 foi o degustador Paulo César Junqueira Jr, o PC.
Já o Campeonato de Lattè Art é reservado aos “caras do leite vaporizado!” São 8 minutos para preparar e servir 2 xícaras de cappuccinos com lattè art idênticos, 2 de macchiattos e 2 de drinks de livre criação, sempre usando café e leite vaporizado. O campeão de 2009 foi o barista Eder Ferreira.
Mas, sem dúvida, a mais esperada competição, até pelo seu grau de importância, é o Campeonato de Barista.
Seguindo regras do WBC – World Barista Championship, cada competidor tem 15 minutos para apresentar e servir o espresso, o cappuccino e uma bebida não-alcoólica de assinatura. A atual grande campeã é a Yara Castanho, que tem representado o Brasil em diversos eventos internacionais. O pessoal vem se preparando duro, muitos dos quais com impressionante estrutura envolvendo Mestres de Torra e laboratórios, o que dá um indício do alto nível de competição que pode ser esperado.
O local escolhido é o maravilhoso prédio do Mercado Municipal de São Paulo, ao lado do hoje não tão límpido Rio Tamanduateí, bem no Centro de São Paulo. Esta construção, cujo projeto e execução é do famosíssimo Ramos de Azevedo, foi inaugurada em 25 de janeiro de 1933, depois de 6 anos de construção.
Belos detalhes arquitetônicos, vistos em alguns pilares, o pé direito muito alto e a abundância de luz natural são sua marca registrada, bem como os vitrais, que foram executados pelo artista russo Conrado Sogenicht. Concebido no período áureo do café em São Paulo, os vitrais apresentam algumas cenas típicas da economia agrícola da época, como esta que reproduzi na foto acima. Veja a colheita de café sob a inspiração de Sogenicht.Hoje, mantém diversas barracas de frutas, legumes, conservas e as mais disputadas peixarias da cidade, sempre rondadas por sushimen das principais casas de Sampa. De qualquer forma, vale o passeio!"
Ensei Neto
Coffetraveler
http://coffeetraveler.net/
Ateliê do Café
http://www.ateliedocafe.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: